Accenture
anywhere office
força de trabalho
Pandemia
produtividade
Trabalho híbrido
trabalho remoto

Estudo: 83% dos trabalhadores preferem um modelo de trabalho híbrido

Enquanto as empresas planejam o retorno presencial da força de trabalho, a grande maioria dos colaboradores deseja contar com um modelo de trabalho híbrido. Segundo uma pesquisa realizada pela Accenture, 83% dos trabalhadores preferem um modelo híbrido no qual há flexibilidade para trabalhar remotamente entre 25% e 75% do tempo. O levantamento entrevistou 9.326 trabalhadores […]

Publicado: 10/12/2025 às 04:01
Leitura
3 minutos
Estudo: 83% dos trabalhadores preferem um modelo de trabalho híbrido
Construção civil — Foto: Reprodução

Enquanto as empresas planejam o retorno presencial da força de trabalho, a grande maioria dos colaboradores deseja contar com um modelo de trabalho híbrido. Segundo uma pesquisa realizada pela Accenture, 83% dos trabalhadores preferem um modelo híbrido no qual há flexibilidade para trabalhar remotamente entre 25% e 75% do tempo.

O levantamento entrevistou 9.326 trabalhadores em 11 países, incluindo o Brasil, e mostrou que 40% deles sentem que podem ser produtivos e saudáveis independente da modalidade de trabalho. “Há um novo padrão na força de trabalho pós-pandemia: o funcionário que se diz produtivo trabalhando de qualquer lugar”, comentou Patrícia Feliciano, diretora de Talento e Organização da Accenture na América Latina.

Este perfil, segundo a executiva, consiste em indivíduos que permanecem produtivos, seja no escritório ou em casa, e que possuem recursos pessoais e organizacionais. “Como líderes responsáveis, precisamos direcionar o futuro do diálogo de trabalho não apenas para a localização, mas também para abordar o que impulsiona a produtividade, a saúde e a resiliência de nosso pessoal”.

Apesar disso, a definição de um modelo híbrido que atenda às diferentes gerações constitui um desafio para as organizações. Três em cada quatro pesquisados da geração Z (74%) querem mais oportunidades para colaborar com os colegas cara a cara, enquanto esse aspecto é menos importante para geração X (66%) baby boomers (68%).

Leia mais: Estudo: cibersegurança é fator decisivo para adoção de novas tecnologias

De acordo com o estudo, o que difere os trabalhadores produtivos de qualquer lugar (40%) daqueles que estão desconectados e frustrados (8%) não é o estresse, mas a disponibilidade de recursos individuais e organizacionais para ajudá-los a serem produtivos de qualquer lugar. Esses recursos variam de autonomia de trabalho e saúde mental positiva à liderança de apoio e uma organização digitalmente madura.

As empresas que abraçaram a produtividade de qualquer lugar estão colhendo os frutos. Cerca de 63% das companhias que registraram aumento na receita já ofereceram os modelos de trabalho de qualquer lugar, conhecido também como “anywhere office”, no qual o funcionário escolhe se quer trabalhar remotamente ou no local. Por outro lado, quase 70% das empresas com crescimento negativo ainda estão apegadas ao trabalho presencial.

“As pessoas que têm a opção de trabalhar em um modelo híbrido são mais capazes de gerenciar os desafios de saúde mental, têm relacionamentos de trabalho mais fortes e planejam ficar com suas empresas por muito tempo”, ressalta Patrícia.

A diretora da Accenture lembra que muitas conversas sobre o futuro do trabalho ainda giram em torno da localização quando, na verdade, os líderes deveriam se perguntar como desbloquear o potencial das pessoas em qualquer lugar.

Para moldar um futuro de trabalho, o foco deve ir além da localização física, de modo que os gestores devem buscar recursos para viabilizar esse processo como: modernização das políticas e práticas de RH; definição de um modelo de trabalho orientado a pessoas, com apoio psicológico; desenvolvimento da fluência digital, com treinamentos para aperfeiçoamento de habilidades; e a capacidade de liderar com humanidade. Nesta última, os líderes são responsáveis por ambientes nos quais uma diretoria moderna, o CEO e todo o alto escalão trabalham juntos, não importa onde estejam.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas