CBMM
IT Forum Trancoso
IT Forum Trancoso 2024
Renault

Executivos discutem estratégias para impulsionar a Indústria 4.0 durante o IT Forum Trancoso

No cenário de Trancoso, na Bahia, o IT Forum reuniu líderes do setor industrial para discutir as transformações e desafios da Indústria 4.0. A apresentação contou com a participação de Daniel Lopes Martins, CIO da CBMM, e Caio Nogueira, CIO da Renault na América Latina, com mediação de Reinaldo Roveri, da Stratica Consultoria.  O encontro […]

Publicado: 08/12/2025 às 17:51
Leitura
4 minutos
líderes da indústria debatem
Construção civil — Foto: Reprodução

No cenário de Trancoso, na Bahia, o IT Forum reuniu líderes do setor industrial para discutir as transformações e desafios da Indústria 4.0. A apresentação contou com a participação de Daniel Lopes Martins, CIO da CBMM, e Caio Nogueira, CIO da Renault na América Latina, com mediação de Reinaldo Roveri, da Stratica Consultoria. 

O encontro começou com o levantamento da pesquisa “Antes da TI, a Estratégia”, estudo anual do IT Forum que entrevista líderes de tecnologia das maiores empresas do Brasil. As informações serviram como ponto de partida para a discussão sobre inovação e investimento no setor da indústria. 

Um dos pontos destacados pelo estudo foi a distribuição das prioridades de investimento. Enquanto em outros setores, a cibersegurança foi identificada como uma das principais prioridades, com 48% dos entrevistados destacando sua importância, o setor industrial mostrou uma perspectiva diferente, com apenas 34% dos líderes priorizando esse aspecto. 

Leia mais: IT Forum Trancoso: pessoas e tecnologia são pilares em keynote de abertura

Durante o debate, surgiu uma explicação para essa discrepância: para alcançar um nível de segurança comparável ao da indústria, os investimentos necessários no setor de varejo tendem a ser mais significativos. 

Metaverso industrial 

Caio Nogueira, CIO da Renault na América Latina revelou cases sobre o processo de digitalização da fábrica, enfatizando a evolução que já estava em curso na Renault antes de sua chegada. “Inicialmente, eu pensava que a indústria era um campo completamente diferente, mas rapidamente vi que os princípios da Indústria 4.0 já estavam sendo incorporados” explicou. A integração de dados e sistemas já era uma realidade na Renault, com muitas áreas operacionais sob a tutela da direção de tecnologia. “Desde 2017, trabalhamos para equipar nossas instalações com as infraestruturas necessárias para suportar a comunicação avançada entre máquinas,” compartilhou. 

Esse processo de ultra digitalização é só o começo: o executivo projeta todo um metaverso no setor da indústria. “Imaginamos um cenário onde podemos monitorar nossas operações de forma virtual, integrando ainda mais os dados e a realidade aumentada para otimizar todos os aspectos da manufatura” projetou. 

Sobre os aspectos positivos desse processo, o CIO explica: “o maior benefício dessa prática foi a busca por eficiência. Dentro do pilar industrial tem uma coisa chamada manufatura. Não houve mudança nos protocolos, o metaverso trouxe ainda mais rigor nos protocolos. Trouxe mais qualidade e uma economia absurda.” Além disso, ele citou a importância da qualidade de vida dos colaboradores, que poderiam fazer todo o monitoramento da fábrica de forma virtual.

Outro executivo da indústria que trouxe sua perspectiva foi Daniel Lopes Martins, CIO da CBMM (Companhia Brasileira da Metalúrgica e Mineração). Ele destacou a evolução e as complexidades enfrentadas pela indústria de mineração. 

Ele delineou como a CBMM vem aplicando iniciativas de tecnologia desde 2018, concentrando-se em eficiência, qualidade, segurança, velocidade e flexibilidade. “Estamos investindo fortemente em tecnologia para garantir a segurança e eficiência em todas as etapas da produção”, afirmou o executivo. 

Apesar dos diversos avanços, a jornada da CBMM rumo à total implementação da Indústria 4.0 não está isenta de desafios. A integração completa dos sistemas e a manutenção da eficiência financeira permanecem como obstáculos significativos. No entanto, Daniel é otimista: “A sinergia entre TI e operações é crucial, e estamos redesenhando nossa rede tecnológica para enfrentar esses desafios de maneira eficaz”. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas