ataques de phishing
fator físico de autenticação
Google

Fator físico de autenticação bloqueia ataques de phishing

É quase unanimidade entre os especialistas de cibersegurança de que a América Latina é criativa em criar ataques e em exportar “talentos”. E esse pensamento não foge à opinião de Marcos Cavinato, head de segurança e networking de Google Cloud Latam. “Para diminuir o problema, o que a gente faz é educar. Boa parte do […]

Publicado: 06/12/2025 às 15:41
Leitura
2 minutos
Marcos Cavinato, head de segurança e networking de Google Cloud Latam, fala sobre fator físico de autenticação
Construção civil — Foto: Reprodução

É quase unanimidade entre os especialistas de cibersegurança de que a América Latina é criativa em criar ataques e em exportar “talentos”. E esse pensamento não foge à opinião de Marcos Cavinato, head de segurança e networking de Google Cloud Latam.

“Para diminuir o problema, o que a gente faz é educar. Boa parte do trabalho do meu time é educar o cliente, porque a nuvem ainda é nova para os padrões de tecnologia. Então, mesmo os clientes maduros, que têm conhecimento on premise, precisam se educar”, alerta ele.

Leia mais: 78% das crianças têm celular; mas poucos responsáveis usam controle parental

Um desses pilares, explica ele, é a segurança compartilhada. Os clientes precisam entender que o Google tem parte da responsabilidade e o cliente outra. Além disso, a maior parte usa somente senhas, facilitando o trabalho dos hackers.

“SMS é ruim como duplo fator, mas é melhor do que nada. Depois disso, há autenticador, mas ainda pode ser atingido por phishing. No Google, usamos um fator físico. Isso é parte do grande processo de educação para ensinar o que é diferente na nuvem”, aponta o especialista.

A recomendação da empresa, atualmente, é o fator físico. Ele não pode ser invadido, pois precisa estar fisicamente no mesmo lugar do acesso. Por exemplo, um hacker que esteja na Rússia não pode tentar usar o autenticador no Brasil. “O Google nunca mais teve um ataque de phishing bem-sucedido desde que foi implementado.”

O ponto negativo da tecnologia é o preço. Ainda assim, há solução. Cavinato diz que uma empresa poderia, por exemplo, usar o autenticador físico apenas para os administradores da nuvem, que têm poder absoluto. “Essas são as pessoas que a gente recomenda que tenha, sem dúvidas, o fator físico”, finaliza.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas