internet das coisas
IoT

Ferrovia em Minas Gerais usa IoT para aumentar segurança

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) está usando Internet das Coisas (IoT) para aumentar a segurança da sua operação ferroviária. Em Betim, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a VLI, que controla a FCA, implementou um Centro de Controle de Passagens em Nível (CCPN). Essa unidade conta com uma central de controle que faz o […]

Publicado: 06/12/2025 às 10:38
Leitura
2 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) está usando Internet das Coisas (IoT) para aumentar a segurança da sua operação ferroviária. Em Betim, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a VLI, que controla a FCA, implementou um Centro de Controle de Passagens em Nível (CCPN). Essa unidade conta com uma central de controle que faz o acompanhamento da circulação de trens e movimentação de veículos 24 horas por dia.

Nos cruzamentos da linha férrea, câmeras de segurança e alarmes instalados são responsáveis pelo monitoramento. Segundo a VLI, as obras do projeto de modernização da estrutura da FCA devem ser concluídas até dezembro deste ano. Com as primeiras passagens em nível modernizadas entregues neste segundo semestre em Betim e Santa Luzia. Outras cidades localizadas na área de atuação da companhia serão contempladas pela iniciativa nos próximos meses.

Internet das Coisas na ferrovia

O projeto tem como base o conceito de IoT, em que a tecnologia é utilizada para comunicar, monitorar e atuar nos sistemas eletrônicos de sinalização das PNs.

O gerente-geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da VLI, Mario Filippetto, ressalta que, atualmente, o acompanhamento de toda a operação da companhia já é feito 24 horas por dia, pelo Centro de Controle de Operações, garantindo a segurança da população e do transporte de cargas em toda a malha ferroviária em que a VLI opera.

“Os municípios da FCA que receberão esse projeto terão uma dose extra de segurança, com base na tecnologia, que tornará ainda mais harmoniosa interação com a ferrovia. Teremos também ampliação da confiabilidade e segurança da operação. É importante frisar que a população deve manter uma postura segura em relação à linha férrea. Orientamos motoristas e pedestres a sempre respeitar a sinalização e o aviso de ‘pare, olhe e escute’”, finaliza.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas