Fortinet

Fortinet quer ‘subir a régua’ de canais em 2024 para crescer além do hardware

Para continuar expandindo seus negócios no Brasil, a Fortinet, empresa de segurança cibernética, quer “subir a régua” dos seus canais no país. A estratégia da companhia foi apresentada durante o Fortinet Partner Forum, encontro com canais parceiros realizado na última quarta-feira (28), em São Paulo. Na prática, o objetivo é aumentar a quantidade de parceiros […]

Publicado: 08/12/2025 às 05:35
Leitura
3 minutos
Fortinet Partner Forum 2014 cibersegurança Frederico Tostes
Construção civil — Foto: Reprodução

Para continuar expandindo seus negócios no Brasil, a Fortinet, empresa de segurança cibernética, quer “subir a régua” dos seus canais no país. A estratégia da companhia foi apresentada durante o Fortinet Partner Forum, encontro com canais parceiros realizado na última quarta-feira (28), em São Paulo.

Na prática, o objetivo é aumentar a quantidade de parceiros na chamada categoria Expert, que engloba os canais aptos a implementar os maiores e mais especializados projetos de cibersegurança junto aos clientes. De acordo com Frederico Tostes, country manager da Fortinet no Brasil, o plano se alinhas às transformações atuais do mercado de cibersegurança nacional.

“O mercado espera uma diminuição natural no investimento de hardware, que é algo que vem acontecendo ao longo do tempo”, afirmou o executivo em conversa com o IT Forum. “Mas toda a parte de SaaS e de serviços avançados vem crescendo em velocidade avançada, compensando a diminuição da aceleração do hardware”.

A Fortinet ainda não possui dados consolidados sobre seu desempenho no mercado nacional em 2023. Em 2022, no entanto, a empresa encerrou o ano com uma participação de 71% de hardware de segurança no Brasil. Para manter o crescimento, as principais oportunidades residem em projetos além do hardware.

“Os clientes já têm algumas necessidades que os canais precisam enxergar melhor. Nós temos investido no treinamento deles para subir a barra e amplificar nossa presença em mercados que não investíamos tão forte, como o mercado de SaaS, de nuvem e de tecnologia operacional (OT)”, completou.

Em janeiro, a organização lançou uma nova versão de seu programa de canais que tem como um dos seus objetivos engajar parceiros dos níveis Select e Advanced, categorias intermediárias da Fortinte, para o nível Expert. Isso inclui mudanças como separar negociações do tipo Run Rate, que não requerem registro, das negociações de projetos. Assim, a empresa espera dar mais atenção aos projetos de maior valor, que demandam maior tempo de negociação.

Leia também: Fortinet lança solução de rede segura habilitada para Wi-Fi 7

Segundo Eduardo Siqueira, diretor sênior de Canais da Fortinet, a meta é ampliar o número de canais Expert em 30% neste ano. “Eles têm que se capacitar comercialmente, para farejar a oportunidade, e tecnicamente, para suportar a oferta”, disse em conversa com o IT Forum. “A gente sabe que as empresas custam a acreditar no cenário de ameaças que vai se formando ano após ano. A gente depende dos canais para levar essa visão para o cliente, e notamos que o canal especializado é o que melhor consegue fazer isso”, disse Siqueira.

Também durante o evento, o diretor de canais da empresa revelou que a empresa deve lançar, em breve, o Partner Locator. A ferramenta estará disponível no próprio site da Fortinet e poderá ser acessada pelo cliente final para localizar o parceiro ideal para o que procura. A busca permitirá pesquisar parceiros através de modelo de negócio, nível, especialização dos serviços que presta e até por região.

“Dessa forma, fica mais fácil localizar o parceiro que melhor se adequa às necessidades que o cliente está procurando”, explicou o executivo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas