cenário econômico
Gupy
MadeiraMadeira
Olist
tempos incertos
Web Summit
Web Summit Rio

Fundação forte é base para sobreviver a tempos incertos

Navegar em tempos incertos foi o tema de uma das palestras do primeiro dia do Web Summit Rio. Entretanto, apesar das dificuldades de empreender em um país quase sempre inconstante, como o Brasil, essa pode ser uma oportunidade. Mariana Ramos Dias, CEO e cofundadora do Gupy, resume ao dizer que o momento difícil é quase […]

Publicado: 10/12/2025 às 19:39
Leitura
2 minutos
Palestra Navegar em tempos incertos - Web Summit Rio
Construção civil — Foto: Reprodução

Navegar em tempos incertos foi o tema de uma das palestras do primeiro dia do Web Summit Rio. Entretanto, apesar das dificuldades de empreender em um país quase sempre inconstante, como o Brasil, essa pode ser uma oportunidade. Mariana Ramos Dias, CEO e cofundadora do Gupy, resume ao dizer que o momento difícil é quase o normal para os empreendedores brasileiros.

“Nós sempre vivemos um período turbulento, com momentos difíceis. E ter uma fundação forte nos negócios, como mercado relevante, margem relevante, boa receita e uma cartela de clientes, ajuda a se ajustar e passar por períodos mais difíceis”, comenta Tiago Dalvi, CEO e fundador da Olist.

Daniel Scandian, CEO e fundador do MadeiraMadeira, concorda ao dizer que no Brasil, há momento de reflexão e dor por ser um mercado turbulento e difícil. Mas que as empresas devem aproveitar os bons momentos e, nos períodos incertos, fazer o básico bem-feito.

Confira: a cobertura do IT Forum do Web Summit no Rio de Janeiro

“Se você não tem fundações muito fortes, é muito difícil crescer. Em momentos de incerteza, ou seja, quando falta de previsibilidade, como tomar decisões, como alocar o capital, quão disciplinado tem que ser em suas decisões se tornam grandes dúvida. Quando você tem mais capital, eventualmente você pode tomar mais riscos”, diz Tiago.

Para Daniel, a disciplina é necessária quando está tudo bem e quando não está. ”A gente deixa de criar mecanismos e processos que acabam distraindo a gente. O que pode ser feito é olhar para trás, aproveitar esse momento de desaceleração e ver como podemos criar uma fundação ainda melhor para o futuro e não cometer os mesmos erros do passado.”

Por fim, Mariana frisa a importância da cultura em tempos de crises. “Imagina a empresa fala que a cultura é transparência, mas nos tempos difíceis não é transparente. Acabou. Não adianta falar sobre aquele valor se a gente não dá o exemplo. A cultura tem papel fundamental nesses momentos de crise.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas