Mastercard
tokenização

Futuro sem senhas: Mastercard aposta na tokenização e mira 100% de checkouts autenticados até 2030

A Mastercard está determinada a transformar a experiência de pagamentos digitais com uma meta ambiciosa: eliminar o uso de senhas nos checkouts on-line até 2030, substituindo-as por tokenização e autenticação biométrica. A iniciativa foi destacada pelo presidente da Mastercard Brasil, Marcelo Tangioni, durante um encontro com a imprensa em São Paulo nesta quinta-feira (20), onde […]

Publicado: 06/12/2025 às 22:10
Leitura
4 minutos
Marcelo Tangione, presidente da Mastercard Brasil, posa em um escritório com vista panorâmica para a cidade de São Paulo, destacando ao fundo a Ponte Estaiada e os arranha-céus da região.
Construção civil — Foto: Reprodução

A Mastercard está determinada a transformar a experiência de pagamentos digitais com uma meta ambiciosa: eliminar o uso de senhas nos checkouts on-line até 2030, substituindo-as por tokenização e autenticação biométrica. A iniciativa foi destacada pelo presidente da Mastercard Brasil, Marcelo Tangioni, durante um encontro com a imprensa em São Paulo nesta quinta-feira (20), onde ele apresentou ainda os avanços e as perspectivas da empresa para o mercado brasileiro e global.

O executivo destacou que a Mastercard quer garantir que todas as transações on-line possam ser tokenizadas e autenticadas para possibilitar um checkout mais simples e seguro. “As senhas ainda têm uma grande oportunidade de evolução para se tornarem mais seguras e fluídas”, afirmou Tangione. Segundo a empresa, atualmente, as fraudes em compras digitais são sete vezes maiores do que em transações presenciais, e cerca de 25% dos carrinhos são abandonados no momento do checkout e a tokenização reduziria esses desafios.

A solução passa pelo conceito “Digital by Default”, que elimina a necessidade de entrada manual de dados e senhas. A Mastercard está combinando padrões avançados de segurança, como tokenização, autenticação biométrica e soluções como “Click to Pay” e “Passkey”, que simplificam o pagamento para consumidores e varejistas.

De acordo com o presidente da operação nacional, desde que foi lançada, há um ano, a solução já angariou 20 grandes estabelecimentos. No Brasil, empresas como Banco Inter, Sympla, Livelo e Habibs adotaram a solução. A Sympla, por exemplo, reduziu o tempo de checkout e aumentou as taxas de conversão em até 7%. Os resultados mostram a eficácia da abordagem. Em 2024, a Mastercard tokenizou cerca de 4 bilhões de transações por mês, um aumento de 40 vezes nos últimos seis anos.

Inteligência artificial e inovação como pilares estratégicos

Tangioni destacou que a Mastercard tem a tecnologia como fundamental, e a IA está no centro das suas operações. “Desde os primórdios da Mastercard, sempre fomos uma rede que interconecta estabelecimentos comerciais e bilhões de pessoas. A tecnologia é parte essencial do nosso negócio, ajudando a reduzir fraudes, prevenir ataques e melhorar a experiência do cliente.”

Uma das principais apostas da empresa nos últimos anos é o uso de IA para prevenção de fraudes. Segundo Tangioni, soluções de IA da Mastercard aumentam a taxa de detecção de fraudes em 20% a 300%, dependendo do cenário. Além disso, a empresa anunciou, no final de 2024, a aquisição da Recorded Future, empresa de inteligência de ameaças, que já atua em 75 países e é utilizada por 30 governos, fortalecendo sua estratégia na área.

Gustavo Arruda, economista-chefe da Mastercard LAX, observou que a IA também desempenha um papel fundamental na análise econômica. “Temos dados de milhões de transações e cientistas especializados em traduzir essas informações em insights. Um exemplo recente foi a análise do impacto econômico dos shows de Taylor Swift nos Estados Unidos, que demonstrou um efeito significativo no consumo local.”

Resultados de 2024 e perspectivas para o futuro

A Mastercard fechou o primeiro semestre de 2024 com 59,5% de market share em cartões de crédito, reforçando sua liderança no segmento, segundo informou Tangioni, citando dados auditados pelo Banco Central. No pré-pago, a empresa também tem uma presença expressiva, com 45% de participação de mercado.

Outro dado relevante mencionado por ele foi a marca de R$ 4 trilhões transacionados em cartões no Brasil, impulsionado pelo crescimento expressivo do débito on-line, que saltou 400% de 2019 a 2024. O setor de mobilidade também tem sido um foco importante para a empresa, com crescimento de 63% nas transações de passagens em pedágios utilizando Mastercard. Hoje, a companhia está presente em mais de 24 sistemas de transporte urbano em 20 cidades brasileiras.

Para 2025, a Mastercard prevê um cenário desafiador, com crescimento econômico na casa de 3%, juros elevados e um consumidor mais cauteloso em suas escolhas. “O comportamento do consumidor deve se concentrar mais em gastos essenciais, como supermercado, enquanto setores como turismo e moda podem sentir um impacto maior”, explicou Arruda.

Apesar do cenário desafiador, Tangioni está otimista quanto às oportunidades no Brasil. “O pagamento B2B ainda tem uma penetração baixa e um potencial enorme de crescimento. Nós temos algumas apostas nessa frente, como os pagamentos entre pequenas e médias empresas, gestão de despesas de funcionários e pagamentos de fornecedores.” O cartão virtual (VCN) é uma das soluções que a empresa quer expandir para tornar os processos mais seguros e eficientes.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas