Geração Z
inteligência artificial

Divisão geracional: Como a geração Z moldará o caminho da IA generativa e dos negócios

Nascidos entre 1997 e 2012, a geração Z é a primeira de nativos digitais. Vivendo em um mundo de smartphones, assistentes virtuais e internet, o nível de conforto entre eles com o ritmo das mudanças tecnológicas e seu impacto na sociedade é como uma força motriz por trás da adoção generalizada da IA.  Essa geração […]

Publicado: 06/12/2025 às 04:44
Leitura
4 minutos
Geração Z, jovens, smartphones, redes sociais
Construção civil — Foto: Reprodução

Nascidos entre 1997 e 2012, a geração Z é a primeira de nativos digitais. Vivendo em um mundo de smartphones, assistentes virtuais e internet, o nível de conforto entre eles com o ritmo das mudanças tecnológicas e seu impacto na sociedade é como uma força motriz por trás da adoção generalizada da IA. 

Essa geração vai determinar até que ponto essa tecnologia realmente afetará a forma como vivemos e trabalhamos. Uma pesquisa global divulgada pela Salesforce mostra que mais de um terço dos usuários atuais são “superusuários”, explorando IA generativa diariamente e planejando usá-la ainda mais. Os dados também mostram que metade de todos os consumidores nunca usou a tecnologia, afirmando que seu conhecimento de IA generativa é limitado ou inexistente. Abordando especificamente a Geração Z, a pesquisa mostra que 70% usam a tecnologia – em comparação com apenas 23% dos Baby Boomers – e quase metade acredita que está a caminho de dominá-la.

No entanto, a capacidade da geração Z de confiar na IA generativa é tão importante quanto sua habilidade de facilitar a vida de todos. Talvez mais do que qualquer outra geração, eles exigem tecnologia com consciência, querendo entender como funciona e garantindo que seja segura. Ainda segundo a pesquisa da Salesforce, 64% dos entrevistados disseram que usariam mais IA generativa se houvesse mais segurança. 

Leia mais: É hora de ouvir a Geração Z sobre o que fazemos hoje para construir a economia do amanhã

Diante do crescimento da presença desta geração no mercado de trabalho, existem boas oportunidades para explorar, construir e implementar plataformas de IA bem-sucedidas. O primeiro passo é preencher a lacuna entre como a Geração Z usa a IA e como eles querem usá-la. Apesar de termos um grande hype em torno de como ela pode tornar nossas vidas mais fáceis, 38% dos usuários de IA generativa a estão usando apenas para diversão, sendo que existem muitas oportunidades de explorar essa tecnologia no local de trabalho como forma de ajudar a otimizar sua produtividade. À medida que as organizações constroem e implementam IA, focar em ferramentas que tornam os trabalhadores mais produtivos pode aumentar a adoção e diminuir a resistência, acelerando a jornada da empresa para o futuro.

Além disso, a geração Z tem preocupações éticas. Por isso, incorporar práticas transparentes de IA é fundamental. Questões como preconceito, privacidade e transparência de dados são temas que merecem atenção. Pode ser necessário envolver um humano no processo para corrigir quaisquer problemas ou erros. 

Por fim, a promoção da colaboração entre os que se sentem confortáveis com a IA generativa e aqueles que tomam as decisões de negócios deverá se tornar o caminho a ser seguido. Segundo dados da pesquisa da Salesforce, os funcionários responsáveis pelas decisões cotidianas que impulsionam uma empresa são aqueles que, atualmente, não utilizam a IA generativa e não a compreendem totalmente. Essa lacuna de conhecimento leva a opiniões divergentes sobre para onde os recursos devem ir e as prioridades de financiamento de tecnologia. 

Por isso, enquanto as empresas não conseguirem superar a divisão entre os proponentes da IA e aqueles que são resistentes a ela, provavelmente encontrarão mais desafios para aproveitar efetivamente todo o potencial que essa tecnologia emergente tem para os negócios. A tecnologia e seu enorme potencial estão disponíveis: nos resta agora educarmos as pessoas para um cenário no qual elas consigam extrair tudo de melhor que ela pode oferecer. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas