Brasil
Google
IA
IA generativa
Ipsos

Google: Brasil está entre países que mais usou IA generativa no mundo em 2024

O brasileiro é um dos povos que mais utiliza inteligência artificial generativa no mundo, acima da média dos outros países, segundo pesquisa global do Google e da Ipsos divulgada na terça-feira (14). Mais da metade (54%) dos moradores do Brasil relataram ter utilizado IA generativa durante 2024, enquanto a média global ficou em 48%. O […]

Publicado: 07/12/2025 às 00:08
Leitura
3 minutos
Imagem da bandeira do Brasil sobreposta a um fundo de código digital em tons de verde e amarelo, simbolizando tecnologia, inovação e o avanço digital no país. A frase 'Ordem e Progresso' no centro destaca a conexão entre desenvolvimento e tecnologia, empresas brasileiras, gestão, google, municipios, Serpro
Construção civil — Foto: Reprodução

O brasileiro é um dos povos que mais utiliza inteligência artificial generativa no mundo, acima da média dos outros países, segundo pesquisa global do Google e da Ipsos divulgada na terça-feira (14). Mais da metade (54%) dos moradores do Brasil relataram ter utilizado IA generativa durante 2024, enquanto a média global ficou em 48%.

O estudo – chamado Our Life with AI: From Innovation to Application – ouviu 21 mil pessoas em 21 países. A publicação pouco mais de um mês após a aprovação do marco regulatório da IA no Brasil.

Para 65% dos brasileiros, a IA é promissora, demonstrando otimismo com relação à tecnologia. O número também é maior que a média mundial, de 57%. Segundo os formuladores do estudo, a explicação para o bom resultado tem a ver com a “versatilidade” da IA, usada tanto para entretenimento como para trabalho e educação.

“Os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana”, diz em comunicado Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

Para 60% dos brasileiros, diz o estudo, a IA vai aumentar os empregos (no mundo são 49% com a mesma visão). O percentual de brasileiros que confiam nas mudanças no mercado de trabalho causadas pela IA cresceu de 62% para 68% em um ano.

Em 2023, 20% dos trabalhadores brasileiros que se viam impactados pelo uso de IA no mercado de trabalho acreditavam precisar de um novo emprego. Em 2024, esse número caiu para 15%.

Avanços diversos

Os brasileiros também veem a IA como positiva para o avanço da ciência (80%), da medicina (77%), da agricultura (74%) e da segurança cibernética (67%). Já 64% acreditam que os benefícios da IA, seja na ciência ou na medicina, superam os riscos.

O estudo também indica que os brasileiros se animam mais com aplicações da IA que facilitam a vida cotidiana, como a busca por informações online (81%), a assistência pessoal (76%) e o apoio aos estudos (74%). Assistentes de escrita (85%) e tradutores (89%) são muito bem vistos.

No geral, os brasileiros estão utilizando a IA generativa para escrever (78%), fazer brainstorming (78%) e resolver problemas (87%), digerir documentos mais longos (72%) ou informações complexas (78%). Três a cada quatro brasileiros entrevistados (78%) afirmam utilizar IA no trabalho e 88% para lidar com informações complexas.

A pesquisa foi feita por Ipsos e Google entre 17 de setembro e 8 de outubro de 2024. Foram entrevistados online 21 mil adultos com 18 anos ou mais, em 21 países inclusive Brasil. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou menos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas