empreendedorismo feminino
Google.org
RME

Google e RME lançam programa para apoiar empreendedorismo feminino

O Instituto Rede Mulher Empreendedora, com apoio do Google.org, o braço filantrópico do Google, anuncia o lançamento do Potência Feminina, programa cujo objetivo é oferecer apoio a negócios de todo o Brasil liderados por mulheres, por meio de capacitação, aceleração de negócios e capital semente. A ação das entidades visa também capacitar mulheres nos temas […]

Publicado: 08/12/2025 às 11:31
Leitura
2 minutos
empreendedorismo feminino
Construção civil — Foto: Reprodução

O Instituto Rede Mulher Empreendedora, com apoio do Google.org, o braço filantrópico do Google, anuncia o lançamento do Potência Feminina, programa cujo objetivo é oferecer apoio a negócios de todo o Brasil liderados por mulheres, por meio de capacitação, aceleração de negócios e capital semente.

A ação das entidades visa também capacitar mulheres nos temas de empreendedorismo, empregabilidade e tecnologia. O programa conta com uma doação de aproximadamente R$ 7,5 milhões e pretende auxiliar diretamente mais de 50 mil pessoas pelos próximos dois anos.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto RME e pelo Instituto Locomotiva, em maio deste ano, 86% dos negócios liderados por mulheres não estavam funcionando, ou estavam funcionando com menor movimento, por causa do COVID-19, e 60% das empreendedoras esperam ter no máximo um salário mínimo como rendimento durante a pandemia.

Segundo Ana Fontes, fundadora do Instituto RME, o programa foi idealizado para apoiar e auxiliar a sobrevivência e o crescimento de negócios em uma economia impactada pela pandemia do COVID-19. “Sabemos que a pandemia prejudica inúmeros negócios pelo país. Mas esse impacto é ainda maior dentro do universo feminino, onde o acesso a crédito e a emprego é comprovadamente limitado”, diz Ana Fontes, referindo-se a dados de um estudo realizado pelo próprio Instituto RME em 2019.

“A crise gerada pela pandemia afeta a todos, mas de modo desigual, agravando ainda mais as disparidades presentes no Brasil. Acreditamos que, por meio da tecnologia, podemos ajudar quem está sendo mais penalizado a superar os desafios de hoje e, ao mesmo tempo, dar condições para a retomada das atividades em um futuro próximo”, afirma Valdir Leme, head de Marketing do Google.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas