Andrea Fodor
Hitachi Vantara

CEO da Hitachi Vantara BR almeja dobrar tamanho da operação em 3 anos

Andrea Fodor está de volta à Hitachi depois de 13 anos. Agora, como CEO da Hitachi Vantara Brasil, a executiva tem planos ambiciosos para a sua liderança: dobrar o tamanho da operação em apenas três anos. “Eu precisava entender quais os skills que necessitamos, quais as ferramentas e processos que temos e que precisamos ter, […]

Publicado: 07/12/2025 às 21:07
Leitura
5 minutos
Andrea Fodor, Hitachi Vantara
Construção civil — Foto: Reprodução

Andrea Fodor está de volta à Hitachi depois de 13 anos. Agora, como CEO da Hitachi Vantara Brasil, a executiva tem planos ambiciosos para a sua liderança: dobrar o tamanho da operação em apenas três anos.

“Eu precisava entender quais os skills que necessitamos, quais as ferramentas e processos que temos e que precisamos ter, quais as pessoas que precisamos para alcançar o crescimento desejado. Eu quero, em três anos, dobrar o tamanho da operação. E, para isso, preciso ter tudo muito bem mapeado”, diz ela.

Leia mais: Andrea Fodor é nova country manager da Hitachi Vantara

A CEO também contou como vê a evolução da liderança feminina em tecnologia e deu detalhes do evento Hitachi Partner Summit, que aconteceu essa semana em Cancún, no México. Confira os melhores momentos do bate-papo:

IT Forum: Você está há aproximadamente seis meses na Hitachi Vantara. Qual o seu balanço do período?

Andrea Fodor: Eu estou muito feliz de ter voltado a trabalhar na Hitachi – eu trabalhei há um tempo e assumir a posição de CEO na Hitachi Vantara Brasil é uma honra. O clima é muito bacana. Eu sou muito conectada com esse tema de pessoas, cultura e propósito e a Hitachi é uma empresa que olha muito para isso. Tudo é pensado olhado pela sustentabilidade, tudo com transparência e social.

No Brasil, o que mais me motiva é o potencial de crescimento. Há três anos, representávamos 20% da América Latina e, agora, 50%. Eu vejo o Brasil com um potencial de crescimento.

IT Forum: Quais são os seus principais desafios nesse período?

Andrea Fodor: Como em todo início, eu primeiro preciso conhecer a empresa e a cultura, mapear processos e, principalmente, montar um plano de desenvolvimento para o time. Nenhum líder alcança o sucesso sem o time. O técnico não entra em jogo, entram os jogadores.

Eu precisava entender quais os skills que necessitamos, quais as ferramentas e processos que temos e que precisamos ter, quais as pessoas que precisamos para alcançar o crescimento desejado. Eu quero, em três anos, dobrar o tamanho da operação. E, para isso, preciso ter tudo muito bem mapeado.

Hoje a nossa receita está ligada a grandes contas e, para o negócio, é importante que a gente tenha uma capilaridade maior. Temos aberto a conversa com um número maior de contas para entender como podemos ajudar os CEOs.

O nosso foco está em soluções de rápida recuperação de dados com resiliência cibernética. Os clientes querem comprar de empresas que consigam realmente entregar as soluções. A Hitachi tem uma área de consultoria muito grande e temos investido cada vez em ampliação de portfólio olhando o novo mercado, incluindo soluções de automação orientada a IA, DataOps, entre outros, para oferecer mais visibilidade e resiliência.

IT Forum: Outro desafio enfrentado não só por você, mas em todo o mercado, é a liderança feminina. Como você vê a evolução no mercado de tecnologia?

Andrea Fodor: Nós temos que continuar sendo vocal. O gap ainda é muito grande em lideranças. Olhando o mercado de TI, mais ainda. É um mercado muito mais masculino e acho que a mulher vem ganhando espaço, mas ainda tem um salto que precisamos dar para liderança.

A questão da liderança feminina está ligada a diversidade. Entretanto, a gente não chega à liderança só por cota, ela é importante para suprir o gap, mas é importante a capacitação. Eu sempre desenhei chegar em uma posição de CEO, eu tracei um plano de como eu chegaria lá e eu continuo investindo em mim. Eu acredito que a carreira está ligada ao investimento em educação. Não tem como subir na carreira sem se atualizar.

IT Forum: Aproveitando que você está no Partner Summit 2023… quais são as principais novidades do evento?

Andrea Fodor: Esse é um evento voltado para canais, então vem ao encontro de estratégia de crescimento de América Latina e do Brasil: a expansão através de canais. Hoje, nosso modelo de atendimento é híbrido, mas 10% dos clientes são diretos e 90% dos clientes são atendidos por meio da força de vendas de canais.

Estamos estruturando um programa de canais bem forte, com programas de incentivo, onde além da parte de comissionamentos, o canal recebe um cashback de todo o valor que ele vende.

Também estamos focados nas capacitações dos canais. Temos uma academia para capacitá-los e acelerar esse crescimento. A venda das soluções é extremamente técnica e consultiva, então isso é importante.

IT Forum: A estrutura de canais é especialmente importante em países gigantes como o Brasil, correto?

Andrea Fodor: Ter uma força de vendas para o Brasil é importante principalmente porque temos características culturais muito regionais. E o cliente gosta de ser atendido por quem entende de sua cultura.

Todo o crescimento vinha muito da Região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) e na parte de governo, onde somos fortes, mas muito centralizado em Brasília e em São Paulo. Hoje, pela ampliação do programa de canais, poderemos crescer em mercados relevantes como o Sul, Nordeste, e mesmo dentro do Centro-Oeste, que não se resume a Brasília.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas