Gartner
IA generativa

IA generativa já é testada por boa parte das empresas, diz Gartner

A adoção de IA Generativa (GenAI) segue crescendo entre as empresas. Segundo novo levantamento do Gartner feito com mais de 1.400 líderes executivos, 45% afirmam que suas empresas estão em fases de teste da Inteligência Artificial Generativa, e outros 10% já implementaram a tecnologia em seus processos de produção. O Gartner observa que esse cenário […]

Publicado: 07/12/2025 às 16:22
Leitura
3 minutos
IA generativa na América Latina, Ipsos, setor financeiro
Construção civil — Foto: Reprodução

A adoção de IA Generativa (GenAI) segue crescendo entre as empresas. Segundo novo levantamento do Gartner feito com mais de 1.400 líderes executivos, 45% afirmam que suas empresas estão em fases de teste da Inteligência Artificial Generativa, e outros 10% já implementaram a tecnologia em seus processos de produção.

O Gartner observa que esse cenário de adoção da tecnologia representa um aumento significativo em relação a outro levantamento realizado em março e abril de 2023 pela consultoria, quando apenas 15% dos entrevistados estavam testando a Inteligência Artificial Generativa e 4% indicaram o uso efetivo em suas empresas.

Leia mais: 5 passos para preparar sua empresa para a automação e IA

“As companhias não estão apenas falando sobre Inteligência Artificial Generativa – elas estão investindo tempo, dinheiro e recursos para avançar nessa área e obter resultados de negócios”, afirma Frances Karamouzis, Analista e Vice-Presidente do Gartner. De fato, 55% das empresas relatam aumento nos investimentos em Inteligência Artificial Generativa desde que a tecnologia ganhou destaque no domínio público há dez meses. “A Inteligência Artificial Generativa agora está na pauta de CEOs e conselhos de administração, enquanto buscam aproveitar o potencial transformador dessa tecnologia”, acrescenta o analista.

Benefícios e Investimentos da IA Generativa

Na avaliação da maioria dos executivos (78%), os investimentos em Inteligência Artificial Generativa superam os riscos. Isso é mais alto do que os 68% que relataram esse sentimento na pesquisa anterior. “Os executivos estão adotando uma posição mais ousada em relação à Inteligência Artificial Generativa, à medida que veem como essa tecnologia pode impulsionar a inovação, a otimização e a disrupção. “Líderes de negócios e de TI entendem que a abordagem de ‘esperar para ver’ é mais arriscada do que investir”, diz Karamouzis.

Já quando questionados sobre os investimentos em GenAI, 45% das empresas afirmaram que estão ampliando os investimentos em Inteligência Artificial Generativa por várias funções empresariais, sendo que 22% estão escalando para mais de três funções diferentes. O desenvolvimento de software é a função com a maior taxa de adoção ou investimento na tecnologia, seguido de perto pelas áreas de marketing e de atendimento a clientes.

As iniciativas de crescimento foram citadas como o foco empresarial principal dos investimentos em Inteligência Artificial Generativa por 30% dos entrevistados, seguidas pela otimização de custos (26%) e experiência/retenção de clientes (24%).

“Muitas companhias iniciaram sua jornada com a Inteligência Artificial com ênfase excessiva na otimização de custos e eficiência”, diz Karamouzis. “Empresas inteligentes foram além disso para concentrar suas iniciativas na eficácia, valor mensurável e agilidade nos produtos e serviços. Isso garante visibilidade, confiança e sinergia entre as partes interessadas, e, mais importante, alinhamento com os resultados de negócios.”

Vale ressaltar que a pesquisa do Gartner traz insights sobre uma amostra particular de empresas. O estudo foi feito de forma online com participantes de um webinar do Gartner sobre custos e riscos empresariais da Inteligência Artificial Generativa, computando 1.419 respostas em setembro de 2023. Portanto, os resultados desta pesquisa não representam conclusões globais ou do mercado como um todo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas