Check Point.
Cloud Computing
nuvem
segurança

Incidentes de segurança na nuvem aumentaram 154% em um ano

Houve um aumento crítico no número de empresas que relataram ter sofrido incidentes paralisantes de segurança na nuvem, alerta a Check Point em relatório divulgado recentemente. Foram 24% em 2023, número em muito superado pelas 61% de 2024 – aumento de 154% no total de incidentes no período –, indicando também uma complexidade e frequência […]

Publicado: 11/12/2025 às 17:26
Leitura
2 minutos
gestão de riscos KPMG cibersegurança, riscos, nuvem, computação em nuvem
Construção civil — Foto: Reprodução

Houve um aumento crítico no número de empresas que relataram ter sofrido incidentes paralisantes de segurança na nuvem, alerta a Check Point em relatório divulgado recentemente. Foram 24% em 2023, número em muito superado pelas 61% de 2024 – aumento de 154% no total de incidentes no período –, indicando também uma complexidade e frequência maior de ameaças em cloud computing.

O relatório global de segurança na nuvem de 2024 da empresa revelou que a maioria das organizações continua a priorizar a detecção e monitoramento de ameaças, com foco em vulnerabilidades conhecidas e padrões de comportamento malicioso, e apenas 21% enfatizam a prevenção. Segundo a Check Point, isso é “alarmante” porque as empresas estão enfrentando rápidos avanços tecnológicos.

Embora os ataques à nuvem estejam aumentando, apenas 4% das organizações revelaram que são capazes de mitigar riscos com facilidade e rapidez. A maioria (96%) expressou preocupação sobre a própria capacidade de lidar com esses riscos.

E apesar do cenário crescente de ameaças, apenas 25% das organizações implementaram totalmente plataformas de proteção de aplicativos nativos da nuvem (CNAPP).

Leia também: Violação de dados da Dell: invasor relata ter conseguido acesso a 49 milhões de endereços de clientes

Além disso, 91% dos entrevistados estão alarmados com o aumento de ameaças cibernéticas mais sofisticadas, incluindo riscos desconhecidos e ataques de dia zero, que não podem ser detectadas por ferramentas de segurança convencionais.

“Os dados falam muito sobre a necessidade urgente das organizações mudarem o seu foco para a implementação de medidas de prevenção de ameaças baseadas em IA”, diz em comunicado Itai Greenberg, Chief Strategy Officer da Check Point.

O estudo feito para o relatório foi conduzido pela Cybersecurity Insiders em abril de 2024, e ouviu 813 especialistas em segurança cibernética globalmente, entre executivos, profissionais de segurança de TI e funcionários de vários setores e portes de empresas.

Pouco mais de metade (54%) dos entrevistados enfrentam desafios na manutenção de padrões regulatórios consistentes em ambientes de múltiplas nuvens (multicloud).

Além disso, 49% enfrentam dificuldades para integrar serviços em nuvem em sistemas legados, muitas vezes complicados por recursos de TI limitados.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas