IT Forum Praia do Forte
IT Forum Praia do Forte 2024

IT Forum Praia do Forte: capacitação, P&D e segurança como pilares para o avanço do IoT

Dados da pesquisa “Antes da TI, a Estratégia“, realizada anualmente pelo IT Forum com líderes de tecnologia das maiores empresas do Brasil, indicam que a Internet das Coisas (IoT) deve ganhar espaço no país. Na edição mais recente da pesquisa, 44% dos executivos respondentes afirmaram que o tema estará na pauta da TI nos próximos […]

Publicado: 08/12/2025 às 19:34
Leitura
3 minutos
Executivo de TI do Ano 2024 IoT
Construção civil — Foto: Reprodução

Dados da pesquisa “Antes da TI, a Estratégia“, realizada anualmente pelo IT Forum com líderes de tecnologia das maiores empresas do Brasil, indicam que a Internet das Coisas (IoT) deve ganhar espaço no país. Na edição mais recente da pesquisa, 44% dos executivos respondentes afirmaram que o tema estará na pauta da TI nos próximos meses.

Na abertura do IT Forum Praia do Forte, que celebrou a premiação do Executivo de TI do Ano 2024, Claudia Muchaluat, presidente da Intel Brasil; Gustavo França, Chief Information Officer (CIO) global e Chief Digital Officer (CDO) da Gerdau; e João Vitor Silva, gerente de TI da Direcional Engenharia, discutiram os desafios e as oportunidades do IoT no Brasil.

Segundo Claudia Muchaluat, a expansão do IoT no mercado nacional depende de três pilares fundamentais: a formação de mão de obra especializada, a pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a segurança. Para sustentar esses pilares, a regulamentação do setor e a colaboração entre o poder público e a iniciativa privada são essenciais.

“Precisamos incentivar a inovação e o desenvolvimento, mas, por outro lado, aplicar a tecnologia de maneira ética e segura, respeitando a privacidade dos dados. Esse equilíbrio deve ser buscado por meio da governança de cada um de nós aqui, juntamente com os líderes do governo. É um trabalho multidisciplinar”, avaliou a executiva.

Além dos temas levantados por Claudia, João Vitor Silva, da Direcional Engenharia, destacou o desafio da infraestrutura como crucial para o avanço do IoT no Brasil. No contexto da regulamentação, o executivo defendeu a importância de ações direcionadas a áreas além do Sudeste, visando garantir a expansão dessas tecnologias.

Leia mais: Conheça os vencedores do Prêmio Executivo de TI do Ano 2024

“As políticas públicas podem ajudar a destravar a integração do país como um todo, que tem uma dimensão continental. Isso seria um fator habilitador para o uso mais intensivo do IoT, bem como da inteligência artificial e da computação em nuvem”, observou.

A Gerdau tem feito uso intensivo de sistemas de IoT e já possui mais de mil ativos críticos conectados em suas operações no Brasil. De acordo com Gustavo França, o tema também levanta uma discussão importante sobre a interação entre pessoas e máquinas, especialmente no contexto do avanço da Inteligência Artificial (IA).

“Entendo que, à medida que automatizamos e introduzimos mais robótica, há uma necessidade crescente de rediscutir papéis. A forma como o ser humano vai amplificar seu potencial cognitivo, a partir do uso dessa inteligência capturada, é através de dados e sinais”, avaliou França.

Nesse contexto, o executivo enfatizou a importância de treinar os colaboradores para buscar uma conexão ideal entre pessoas e dispositivos IoT. “Temos trabalhado intensamente nessa mudança de mentalidade, porque o operador de hoje não necessariamente operará como o operador do futuro”, afirmou.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas