e-commerce
Kwai
Marketing
negócios
Publicidade
redes sociais
tiktok

Kwai ultrapassa 45 milhões de usuários e reforça estratégia no Brasil

Criado há dez anos na China para o compartilhamento de conteúdo, o Kwai chegou ao Brasil em 2019 e encontrou por aqui um público disposto a criar e consumir vídeos de até 60 segundos. Com mais de um bilhão de usuários globais, a rede figurou entre a lista de aplicativos mais baixados no país no […]

Publicado: 11/12/2025 às 05:52
Leitura
4 minutos
mariana sensini country manager kwai for business
Construção civil — Foto: Reprodução

Criado há dez anos na China para o compartilhamento de conteúdo, o Kwai chegou ao Brasil em 2019 e encontrou por aqui um público disposto a criar e consumir vídeos de até 60 segundos. Com mais de um bilhão de usuários globais, a rede figurou entre a lista de aplicativos mais baixados no país no primeiro semestre de 2021, rivalizando com o TikTok, plataforma conterrânea do Kwai.

Assim como o Kuaishou, nome que recebe em seu país de origem, a versão brasileira do app é popular entre os usuários fora dos grandes centros urbanos, característica destacada pela country manager da empresa no Brasil, Mariana Sensini, em coletiva de imprensa realizada nesta terça (19). A executiva destacou o engajamento de indivíduos das regiões nordeste, norte e centro-oeste do país no aplicativo, além de apontar que 60% das trilhas musicais utilizadas nos vídeos brasileiros pertencem aos gêneros sertanejo e forró.

Leia também: China torna ilegais todas as atividades com criptomoedas

Nosso grande diferencial é ser a cara do Brasil”, afirmou Paulo Fernandes, diretor de monetização para Américas do Kwai. “Temos uma base de 45,4 milhões de usuários ativos mensais, segundo a ComScore, que inclui pessoas com mais de 20 anos e com uma boa penetração em todo o Brasil”, conta o executivo. 

Crescimento acelerado

Parte da estratégia de atração de novos usuários para o Kwai foi a criação de recompensas em dinheiro para aqueles que compartilhassem seus códigos individuais da plataforma entre amigos. Implementada em 2020, a ideia fez aumentar o número de downloads e a popularidade do aplicativo na Internet.

Com o lançamento do Kwai for Business, não é só o usuário final que pode ganhar dinheiro com a plataforma: os novos modelos de anúncios e monetização já estão disponíveis para marcas, produtos e serviços que queiram investir em campanhas publicitárias em vídeo no aplicativo.

Para Fernandes, a diversidade do público que utiliza a plataforma é um dos maiores diferenciais para os anunciantes. “Somos um aplicativo que conta com uma comunidade diversa e criativa e que traz conteúdos localizados, pensados para os brasileiros. E é esta essência que também estamos trazendo para nossa plataforma de anúncios”, afirma. Outra vantagem é que o formato do aplicativo pode oferecer “uma proximidade maior do consumidor do que em formatos de publicidade tradicional”, segundo o executivo. “Dentro do Kwai, é possível transformar o anúncio em uma conversa”.

De olho nos negócios

Marcas como Prime Video, O Boticário, Shopee e Subway já demonstraram interesse em anunciar com o Kwai for Business. Um teste de conteúdo patrocinado realizado em parceria com o iFood rendeu 201,8 milhões de visualizações em 5 dias no ar, de acordo com as informações divulgadas na coletiva de imprensa. “Já estamos negociando com as marcas para a Black Friday”, compartilha Ari Martire, Diretor de Vendas do Kwai.

Leia também: Colapso das redes sociais? O que o apagão das redes do Facebook nos ensina

Em adição às oportunidades de geração de receita com grandes empresas, o Kwai também evidencia as possibilidades de branded content na plataforma, com ênfase na colaboração com artistas proeminentes do sertanejo e as maiores gravadoras do Brasil. No mês de outubro, o aplicativo lança o videoclipe do rapper Don L, criado no formato vertical exclusivamente para a plataforma.

A experiência brasileira do Kwai serve de laboratório para que a companhia defina os próximos passos de sua estratégia global. A importância do país é tamanha que existe em Pequim, na sede da Kuaishou, uma unidade de negócios focada somente na cultura brasileira e em como aproveitar os aspectos regionais para potencializar o crescimento do aplicativo. Até o momento, a companhia não divulgou a expectativa de faturamento para o Kwai for Business. 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas