inovação
liderança

Liderança e tecnologia: propósitos bem definidos facilitam a inovação

Uma gestão voltada à inovação deve ser enxergada como uma fonte de oportunidades para os negócios. As vantagens oportunizadas pelo fortalecimento do uso tecnológico nas empresas não podem ser subestimadas, e são fundamentais para a inovação. Hoje, o elemento digital é um dos maiores agentes propulsores do crescimento das empresas, a medida em que as […]

Publicado: 13/12/2025 às 12:12
Leitura
4 minutos
liderança
Construção civil — Foto: Reprodução

Uma gestão voltada à inovação deve ser enxergada como uma fonte de oportunidades para os negócios. As vantagens oportunizadas pelo fortalecimento do uso tecnológico nas empresas não podem ser subestimadas, e são fundamentais para a inovação. Hoje, o elemento digital é um dos maiores agentes propulsores do crescimento das empresas, a medida em que as organizações investem em tecnologia para melhorar a eficiência dos processos produtivos e reduzir os custos operacionais. Porém, o fato de uma companhia investir em tecnologia não significa, necessariamente, que ela está investindo em uma cultura organizacional orientada pela inovação.

Uma cultura de inovação não é construída naturalmente da noite para o dia. No mundo atual, pautado pelas mudanças condicionadas pelos avanços tecnológicos, as organizações estão constantemente sendo desafiadas em novos ambientes. E, se observarmos o grau de competitividade e dinamismo do mercado, só existem dois caminhos possíveis: se adaptar e inovar, ou sofrer as consequências de negligenciar a inovação. Para que a empresa aproveite os benefícios de apostar na inovação, e essa cultura se torne uma realidade, é preciso traçar um plano de ação bem definido, e incluir colaboradores e parceiros na conversa.

Rompendo as barreiras da inovação

Em um mundo onde a globalização continua a derrubar fronteiras geográficas e as barreiras de mercado que antes impediam as empresas de atingir seu potencial, a capacidade de inovação de uma empresa para aproveitar as novas ideias de seus colaboradores e parceiros é tudo, menos modismo. Na verdade, a inovação se tornou o motor central do crescimento, desempenho e da criação de valor. E, para construir uma cultura de inovação, é preciso flexibilizar um pouco a estrutura hierárquica tradicional nas empresas.

Um ponto importante é formalizar a integração da inovação na agenda de gestão estratégica dos líderes. Dessa forma, a inovação pode ser não apenas incentivada, mas também gerenciada e medida como um elemento central nas aspirações de crescimento de uma empresa. Além disso, executivos podem fazer melhor uso do talento existente na empresa para a inovação, criando as condições que permitam que redes dinâmicas de inovação surjam e floresçam dentro das equipes. O fato é que a criatividade individual não é mais importante para a inovação do que a troca de ideias entre indivíduos.

Benefícios da inovação no meio corporativo

Em empresas com cultura inovadora, os funcionários sabem que suas ideias são valorizadas e acreditam que é seguro expressá-las. Os líderes precisam reforçar esse estado de espírito ao envolver os funcionários nas decisões importantes. Dessa forma, o colaborador deixa de se preocupar somente em agradar o chefe, e começa a pensar em maximizar os resultados. Portanto, apostar em um ambiente de inovação pode garantir mais engajamento e maior produtividade das equipes.

Além dos ganhos em comprometimento e eficiência, a inovação pode conferir à empresa uma série de benefícios interessantes. Atualmente, a inovação é um diferencial de inestimável valor no mercado, e que promete elevar o patamar de qualquer organização. É por esse motivo que as marcas inovadoras são as mais reconhecidas e valiosas. Além do mais, a maneira mais segura de aumentar a competitividade, reduzir custos e cultivar novas parcerias e relações é por meio da inovação.

Para concluir o artigo, ressalto que a construção de um ambiente de inovação precisa ser um projeto coletivo, que vise incluir colaboradores e parceiros. Além de traçar propósitos claros e objetivos para a transformação digital, fica a cargo das figuras de liderança fomentar uma cultura que impulsione a mudança, uma visão global dos projetos e que inspire as equipes para reforçar continuamente este ambiente de constante inovação. É a partir dessas premissas que a inovação pode ser um verdadeiro ponto de virada para cada vez mais empresas.

*Fernando Brolo, sócio e Conselheiro na Logithink IT

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas