Gol
logística
mercado livre

Mercado Livre terá aviões da GOL exclusivos para entregas

A GOL e o Mercado Livre anunciaram acordo que colocará a unidade de logística da companhia área, a GOLLOG, para integrar a frota de entregas da gigante do e-commerce. Com o negócio, seis aeronaves da GOL modelo Boeing 737-800 serão dedicadas exclusivamente para o transporte de cargas. O negócio faz parte do pacote de investimentos […]

Publicado: 07/12/2025 às 18:20
Leitura
3 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

A GOL e o Mercado Livre anunciaram acordo que colocará a unidade de logística da companhia área, a GOLLOG, para integrar a frota de entregas da gigante do e-commerce.

Com o negócio, seis aeronaves da GOL modelo Boeing 737-800 serão dedicadas exclusivamente para o transporte de cargas. O negócio faz parte do pacote de investimentos de R$ 17 bilhões que o Mercado Livre anunciou para este ano no Brasil.

Com a nova frota área, o Mercado Livre espera reduzir em até 80% o tempo de entrega para rotas mais longas, como as regiões Norte e Nordeste, e em até 50% em rotas médias, como Centro-Oeste.

Leia mais: Mercado Livre anuncia investimento de R$ 17 bi no Brasil

Três aeronaves da GOL entram em operação no segundo semestre deste ano. Outras três serão integradas até o terceiro trimestre de 2023. O acordo considera também a opção de adicionar outras seis aeronaves de carga até 2025.

“A expansão da frota aérea é vital para seguirmos com a missão do Mercado Livre de democratização do comércio eletrônico e torna-se ainda mais latente em um país de dimensões continentais como o Brasil”, afirma Fernando Yunes, vice-presidente Sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.

Segundo o executivo, com a parceria, o Mercado Livre terá voos diretos saindo de São Paulo e, considerando cargas armazenadas em Fulfillment, o tempo de entrega para as Regiões Norte e Nordeste será reduzido em até 80%, alterando o prazo de entrega de Manaus, por exemplo, de nove dias para apenas um dia.

Em capitais do Nordeste, o prazo atual de quatro dias cairá para um dia. Já os consumidores de Goiânia e Cuiabá passarão a receber seus pacotes Full no dia seguinte.

Os aviões destinados à operação fazem parte da frota atual da GOL e passarão por um processo de conversão para cargueiros, com capacidade de 24 toneladas. Finalizados, terão a cor e a logomarca do Mercado Livre.

“Este modelo de negócio anuncia uma nova fase para a GOL e para a GOLLOG. A expansão do escopo de serviços da nossa unidade de logística com operações de aviões cargueiros para o líder do mercado de e-commerce na América Latina traz, de forma estruturada e sustentável, eficiência de escala e segurança econômica para as duas empresas, além do crescimento do mercado esperado para os próximos anos”, diz Paulo Kakinoff, CEO da GOL Linhas Aéreas.

Para 2022, o Mercado Livre tem como plano encerrar o ano com 136 aeronaves, das quais 44 do modelo Boeing 737-MAX 8 e 92 em Boeing 737-NG.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas