Facebook
meta
metaverso

Meta anuncia parcerias com organizações brasileiras para o metaverso

A Meta anunciou dez novos parceiros que passam a integrar suas iniciativas de fundos de pesquisa e programas XR (Realidade estendidas). Quatro das organizações parceiras são brasileiras – ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), IRIS (Institute for Research on Internet and Society), Safernet e IP.Rec. Segundo comunicado da Meta, serão destinados ao […]

Publicado: 11/12/2025 às 10:17
Leitura
2 minutos
meta
Construção civil — Foto: Reprodução

A Meta anunciou dez novos parceiros que passam a integrar suas iniciativas de fundos de pesquisa e programas XR (Realidade estendidas). Quatro das organizações parceiras são brasileiras – ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), IRIS (Institute for Research on Internet and Society), Safernet e IP.Rec.

Segundo comunicado da Meta, serão destinados ao longo de dois anos US$ 50 milhões para projetos e pesquisas externas que ajudem a empresa na “construção responsável do metaverso, com bem-estar e segurança”.

Por meio do fundo, a empresa que detém o Facebook, Instagram e WhatsApp pretende colaborar com parceiros na indústria, grupos de direitos civis, governos, organizações sem fins lucrativos e instituições acadêmicas para determinar o desenvolvimento de tecnologias.

Leia mais: Estamos nós destinados a trabalhar no metaverso?

O metaverso é um conjunto de espaços virtuais que podem ser criados e explorados por pessoas que não estão num mesmo espaço físico. Para muitos, se trata de uma nova versão da internet como a conhecemos.

Como parte do programa, o ITS Rio vai estabelecer um hub de especialistas para identificar e informar oportunidades e desafios de inovação do metaverso nos países da América Latina, particularmente no Brasil.

Já o IRIS estudará privacidade e proteção de dados em tecnologias imersivas no contexto das políticas e estruturas de governança existentes.

A Safernet (Brasil) organizará um programa que inclui workshops e hackathons para discutir a segurança de mulheres e crianças em experiências de realidade virtual e aumentada.

Por fim, o IP.Rec (Brasil) analisará as políticas públicas brasileiras aplicáveis ​​à realidade virtual e aumentada.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas