Gen AI
IA
IA generativa
inteligência artificial
meta
redes sociais

Meta vai rotular imagens geradas por IA em suas redes sociais

A Meta – dona de WhatsApp, Facebook, Instagram e Threads – anunciou na terça-feira (6) que vai passar a identificar, em suas redes sociais, todo conteúdo que for gerado por inteligência artificial (IA). O recurso será aplicado às três principais redes da empresa (mas não ao app de mensageria) durante os próximos meses, e é […]

Publicado: 07/12/2025 às 15:21
Leitura
3 minutos
Ícone do aplicativo Instagram exibido na tela de um smartphone, com cores vibrantes em tons de roxo, rosa e laranja, contrastando com o fundo escuro do dispositivo. A imagem representa o acesso ao Instagram e o uso de redes sociais em dispositivos móveis
Construção civil — Foto: Reprodução

A Meta – dona de WhatsApp, Facebook, Instagram e Threads – anunciou na terça-feira (6) que vai passar a identificar, em suas redes sociais, todo conteúdo que for gerado por inteligência artificial (IA). O recurso será aplicado às três principais redes da empresa (mas não ao app de mensageria) durante os próximos meses, e é basicamente um “rótulo” que facilita essa identificação por parte do usuário.

Em comunicado publicado no site institucional da empresa e assinado por Nick Clegg, presidente de assuntos globais, a Meta diz que está trabalhando com parceiros do setor para criar “padrões técnicos comuns para identificar conteúdo de IA, inclusive vídeo e áudio”. Ou seja, essa identificação de conteúdo deve ser feita de forma automatizada.

O objetivo, segundo o executivo, é “que as pessoas saibam quando essas imagens são imaginadas com IA”.

“À medida que a diferença entre conteúdo humano e sintético fica confusa, as pessoas querem saber onde está o limite. Muitas vezes elas encontram conteúdo gerado por IA pela primeira vez, e nossos usuários nos disseram que gostam da transparência em torno da nova tecnologia”, escreveu Clegg.

O texto diz que esses rótulos serão aplicados em todos os idiomas suportados pelas redes sociais da Meta ao longo dos próximos meses. E cita que o recurso será particularmente importante conforme as eleições se aproximam em uma série de países durante 2024 – o tema, aliás, já preocupa autoridades brasileiras.

Novos padrões técnicos

Segundo o executivo da Meta, as imagens geradas usando IA a partir de ferramentas da própria empresa – rotuladas com o Meta AI – já são identificadas conforme melhores práticas definidas em fóruns do setor. O objetivo agora é criar padrões para identificar imagens geradas por outras IAs generativas. Cregg cita fóruns como o Partnership on AI (PAI).

“Estamos construindo ferramentas líderes do setor que podem identificar marcadores invisíveis em escala – especificamente, as informações ‘geradas por IA’ nos padrões técnicos C2PA e IPTC – para que possamos rotular imagens do Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney e Shutterstock à medida que implementam planos para adicionar metadados às imagens criadas por suas ferramentas”, escreve.

O anúncio da Meta também coincide com a notícia, divulgada há poucos dias, de que a cantora pop Taylor Swift foi vítima de uma onda de imagens geradas por IA de cunho sexual, depois disseminados nas redes sociais.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas