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Metaverso deve movimentar US$ 400 bilhões até 2025

A depender da empolgação do mercado com o metaverso, é provável que você o terá naturalizado nos próximos anos. Segundo um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e divulgado essa semana, os negócios do metaverso movimentarão US$ 400 bilhões até 2025. Um salto quando comparado ao mercado atual de US$ 250 bilhões. De acordo […]

Publicado: 08/12/2025 às 07:53
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Construção civil — Foto: Reprodução

A depender da empolgação do mercado com o metaverso, é provável que você o terá naturalizado nos próximos anos. Segundo um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e divulgado essa semana, os negócios do metaverso movimentarão US$ 400 bilhões até 2025. Um salto quando comparado ao mercado atual de US$ 250 bilhões.

De acordo com o relatório, as oportunidades nesse universo serão lideradas, principalmente, por quatro áreas: economia de ativos virtuais; hardware e software para aplicações de realidade aumentada, virtual e misturada; infraestruturas de rede e nuvem; e informação e comunicações.

Leia mais: América Latina é foco da Meta para desenvolvimento do metaverso

“No metaverso, as ferramentas para realidade aumentada e virtual vêm sendo ativamente exploradas em iniciativas que contemplam desde cuidados de saúde a bens industriais. Para os consumidores, as motivações para ingressar neste ambiente vão além dos tradicionais jogos, permitindo às companhias oferecer ao público novas experiências”, afirma Otavio Dantas, diretor executivo e sócio do BCG.

Segundo o estudo, somente os ativos virtuais, negociados nos mundos digitais, deverão movimentar entre 150 bilhões de dólares a 300 bilhões de dólares até 2025. Esses ativos representaram, em 2021, cerca de 40% das transações em Web3 e 60% em Web2, ou “walled gardens” (na tradução literal, jardins murados), prática usada por grandes empresas digitais para manter o usuário sempre dentro de suas plataformas, visando maior lucro com publicidade).

Conforme o número de usuários nesse ecossistema virtual cresce, mais produtos deverão ser desenvolvidos para tornar a experiência mais próxima do real, movimentando também o comércio de hardware e software. São aplicativos, programas e equipamentos que permitem a imersão no metaverso e renderão a esse mercado 50 bilhões de dólares até 2025, projeta o estudo do BCG.

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