Copilot
IA generativa
Microsoft

Microsoft: 4 perguntas para implementar uma estratégia de IA que impacte o negócio

A transformação promovida pela inteligência artificial (IA) dentro das empresas deve ser liderada pelo negócio. Esse é o imperativo que fará os investimentos de organizações em IA valerem a pena, segundo Judson Althoff, vice-presidente executivo e CCO da Microsoft, que participou do Microsoft IA Tour, na manhã desta quinta-feira (21), em São Paulo. “Há uma […]

Publicado: 10/12/2025 às 10:28
Leitura
4 minutos
Judson Althoff, vice-presidente executivo e CCO da Microsoft
Construção civil — Foto: Reprodução

A transformação promovida pela inteligência artificial (IA) dentro das empresas deve ser liderada pelo negócio. Esse é o imperativo que fará os investimentos de organizações em IA valerem a pena, segundo Judson Althoff, vice-presidente executivo e CCO da Microsoft, que participou do Microsoft IA Tour, na manhã desta quinta-feira (21), em São Paulo.

“Há uma regra simples que quero que vocês pensem quando falamos sobre recursos de IA: a transformação deve ser liderada pelos negócios. Trata-se de transformação de negócios, potencializada pela tecnologia – nessa ordem”, pontuou.

Mas por onde começar essa jornada? Durante sua fala, o executivo trouxe quatro perguntas que líderes empresariais devem fazer sobre capacidade de IA para garantir que elas tragam impactos de negócio para suas organizações.

A primeira delas é como a IA vai impactar a vida dos funcionários. “Será que realmente enriquecerá as experiências de nossos funcionários e o tornará mais produtivo? Eliminará tarefas mundanas do cotidiano? Eles aproveitarão mais seu trabalho usando esses recursos de IA?”, questionou. A mesma pergunta também vale para os clientes: “A IA vai reinventar o relacionamento com os clientes?”, continuou Althoff.

Leia mais: Arábia Saudita prepara investimento bilionário em IA

Em seguida, é preciso questionar o impacto da IA sobre produtos e processos, disse. É necessário que essas ferramentas sejam utilizadas através da companhia e de uma forma que impacte o dia a dia da operação.

“Pensem um momento: cada fluxo de trabalho criado até hoje foi imaginado em torno da interação humana”, explicou o vice-presidente executivo. “Se pudermos dar um passo atrás nesses processos de negócios, e pensar em como a IA pode aumentar a produtividade e mudar a forma como trabalhamos, haverá uma enorme oportunidade de gerar impacto em todos os setores.

Por fim, vem a pergunta sobre inovação: “como a transformação da IA ​​pode ajudá-lo a fazer a curva da inovação?”, ponderou. A ideia é criar produtos mais rapidamente ou levá-los ao mercado de forma mais eficaz, continuou o executivo. Todas essas perguntas precisam ser respondidas para que empresas possam se orientar pelas “centenas” de cenários apresentados pela IA.

Copiloto para todos

Durante sua fala, Althoff também reforçou a visão de que a IA deverá se tornar um “copiloto” para todas as posições: do dia a dia dos colaboradores à tomada de decisão de lideranças executivas. Para ele, a ferramenta representará uma revolução igual ou superior àquela trazida por Bill Gates, fundador da Microsoft, quando trouxe um computador para a mesa de cada trabalhador e na casa de cada pessoa.

Um dos alvos principais, no entanto, devem ser os desenvolvedores. “Desenvolvedores são escassos. Especialmente os desenvolvedores de IA. No momento, é difícil contratá-los. É difícil mantê-los empregados em sua empresa, eles podem trabalhar onde quiserem. Portanto, você precisa capacitá-los com ferramentas que os deixem entusiasmados e os tornem mais produtivos. Mantenha-os energizados no trabalho que realizam”, opinou.

O executivo incentivou ainda que empresas olhem além das soluções da própria empresa, buscando soluções no rico ecossistema de startups e provedores de serviços que tem instrumentalizado capacidades de IA em novas ofertas.

“Observe o ecossistema de parceiros. ISPs, startups e nativos digitais da IA de todo o mundo estão construindo esses recursos e personae de IA com os quais você pode interagir. São soluções específicas que podem ajudar você a transformar seu negócio, ajudá-lo a remodelar processos de negócios”, disse.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas