energia renovável
Global Renewables Watch
IA
inteligência artificial
Microsoft
sustentabilidade

Microsoft usará IA e imagens de satélite para mapear energia renovável

Usando inteligência artificial (IA) e imagens de satélite, a Microsoft, o Planet Labs e o The Nature Conservancy vão mapear o progresso da adoção de energia renovável no mundo. Os dados abertos serão abertos e disponíveis para acompanhamento público. As três organizações anunciaram na última quinta-feira (22) planos para o lançamento do Global Renewables Watch […]

Publicado: 07/12/2025 às 18:54
Leitura
3 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

Usando inteligência artificial (IA) e imagens de satélite, a Microsoft, o Planet Labs e o The Nature Conservancy vão mapear o progresso da adoção de energia renovável no mundo. Os dados abertos serão abertos e disponíveis para acompanhamento público.

As três organizações anunciaram na última quinta-feira (22) planos para o lançamento do Global Renewables Watch (GRW). Trata-se de um atlas vivo inédito destinado a mapear e medir todas as instalações solares e eólicas em escala de utilitários na Terra.

O GRW promete trazer insights sobre cada país, relacionados ao progresso da produção de energia renovável e tendências de desenvolvimento. “Com acesso a dados de satélite a partir de 2018, e planejando atualizar o atlas duas vezes por ano, o GRW tem como objetivo mostrar a capacidade de energia renovável dos países, ajudar a entender essa capacidade e reconhecer padrões do impacto potencial da energia renovável no cenário no longo prazo, e não como um momento no tempo”, explicaram as organizações em comunicado.

A expectativa é que o primeiro inventário global completo deva ser concluído até o início de 2023, momento em que os resultados passarão por uma validação técnica e científica.

Leia mais: Salesforce entra no mercado de crédito de carbono e anuncia ‘CRM em tempo real’

Para este programa conjunto, a Microsoft está fornecendo a tecnologia de IA e a plataforma, a Planet está contribuindo com as imagens de satélite subjacentes, e a The Nature Conservancy está fornecendo a expertise sobre o assunto para análise dos dados coletados.

“O mundo precisa de acesso a dados para tomar decisões ambientais responsáveis, e o Global Renewables Watch servirá como uma ferramenta crítica para entender o progresso da humanidade no cumprimento das metas do Acordo Climático de Paris e no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para garantir o acesso a energias acessíveis, confiáveis, sustentáveis e modernas para todos”, explica em comunicado o vice-presidente da Microsoft e Chied Data Scientist, Juan Lavista Ferres.

Na avaliação da iniciativa, os métodos atuais para rastrear projetos de energia solar e eólica globalmente são imensamente complexos, cortando inúmeras jurisdições e com grande parte dos dados mantidos por organizações privadas. O GRW, portanto, visa fornecer esses dados, acoplando IA com imagens de satélite de alta resolução e apresentando-os em uma série temporal atualizada dinamicamente.

O GRW disponibilizará seus dados e resultados no endereço GlobalRenewablesWatch.org, para integração em análises mais amplas.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas