ChatGPT
Mira Murati
openai

Mira Murati, CTO da OpenAI, deixa a companhia

Mira Murati, Chief Technology Officer (CTO) da OpenAI, anunciou nesta quarta-feira (25) que deixará a companhia após seis anos e meio. “Após muita reflexão, tomei a difícil decisão de deixar a OpenAI”, escreveu a executiva em um memorando enviado à companhia e também publicado em seu perfil pessoal na rede social X (ex-Twitter). Ainda de […]

Publicado: 08/12/2025 às 20:16
Leitura
2 minutos
Imagem de um smartphone exibindo a interface do ChatGPT no navegador, com o logotipo da OpenAI em destaque ao fundo em tons de rosa e roxo. A tela do celular apresenta exemplos de uso da ferramenta de inteligência artificial, simbolizando tecnologia e inovação (OpenAI, ChatGPT GPT-4, GPT-4o. IA)
Construção civil — Foto: Reprodução

Mira Murati, Chief Technology Officer (CTO) da OpenAI, anunciou nesta quarta-feira (25) que deixará a companhia após seis anos e meio.

“Após muita reflexão, tomei a difícil decisão de deixar a OpenAI”, escreveu a executiva em um memorando enviado à companhia e também publicado em seu perfil pessoal na rede social X (ex-Twitter).

Ainda de acordo com Mira, “não existe um momento ideal para deixar algo que se ama, mas este momento parece certo”. Na nota, a executiva afirma que está saindo da companhia para “explorar” possibilidades por conta própria. Ela, no entanto, diz que fará parte da transição.

Leia mais: Meta Connect 2024: avanços em IA e realidade aumentada

Desenvolvedora do ChatGPT, a OpenAI tem enfrentado um êxodo de lideranças há meses. Em maio, Ilya Sutskever, cofundador, e Jan Leike, líder de segurança, anunciaram que deixariam a companhia. No mês passado, John Schulman, também cofundador, trocou a OpenAI pela rival Anthropic.

A saída de lideranças da organização ocorre em um momento chave para a OpenAI. Investida pela Microsoft, a empresa está em busca de uma nova rodada de investimentos que poderá colocá-la em uma avaliação de mercado de US$ 150 bilhões, segundo a CNBC.

Mira é formada em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Dartmouth, em New Hampshire. A executiva tem uma trajetória extensa no setor de inteligência artificial. Em 2013, juntou-se à Tesla como gerente de produtos, onde atuou no desenvolvimento do Autopilot.

Ela também trabalhou na Leap Motion antes de, em 2018, ingressar na OpenAI como vice-presidente de Applied AI & Partnerships. Em novembro do ano passado, tornou-se CEO interina da OpenAI após a demissão de Sam Altman do cargo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas