Alexandre de Moraes
PGR
processo
Rumble
STF
Trump

Moraes é alvo de processo apresentado pelo grupo de comunicação de Trump e Rumble

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, está sendo processado pelo grupo de comunicação de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, e pela plataforma de vídeos Rumble. O processo, aberto nesta quarta-feira (19), foi protocolado no tribunal federal norte-americano na Flórida. Na ação, as empresas acusam o ministro de censura e […]

Publicado: 06/12/2025 às 19:42
Leitura
2 minutos
A imagem mostra um homem calvo, de pele clara, vestindo um terno cinza, camisa branca e gravata azul. Ele tem uma expressão séria e parece estar falando com jornalistas, pois há diversos microfones à sua frente, incluindo um da "Rádio Bandeirantes". Atrás dele, há várias pessoas, algumas usando óculos escuros e outras com expressões atentas ou sérias. O fundo é externo, com árvores verdes e uma estrutura metálica visível. A cena transmite a sensação de uma entrevista coletiva ou uma declaração pública. Rumble
Construção civil — Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, está sendo processado pelo grupo de comunicação de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, e pela plataforma de vídeos Rumble. O processo, aberto nesta quarta-feira (19), foi protocolado no tribunal federal norte-americano na Flórida.

Na ação, as empresas acusam o ministro de censura e pedem que as ordens de derrubada dos aplicativos e contas do Rumble sejam revogadas nos Estados Unidos. De acordo com a acusação, a base do processo foi o bloqueio feito por Moraes a diversos usuários da plataforma, incluindo um “muito conhecido”.

Leia também: Governo Trump permitiu acesso indevido a dados sigilosos de servidores, dizem sindicatos

O processo afirma que o bloqueio às contas impediu o acesso de cidadãos dos Estados Unidos aos conteúdos em questão. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o usuário “conhecido” se refere ao blogueiro Allan dos Santos, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e que vive foragido do STF nos Estados Unidos.

A denúncia ocorre um dia após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar ao STF o ex-presidente e outras 33 pessoas por tentativa de golpe.

Mesmo não sendo diretamente afetado pelas decisões do juiz, o Grupo de Comunicação e Tecnologia Trump afirma que as ordens vão contra a Primeira Emenda à Constituição norte-americana, que protege a liberdade de expressão.

“Agindo sob o disfarce do Supremo Tribunal Federal da República do Brasil (‘STF’), o juiz Moraes emitiu ordens abrangentes para suspender diversas contas sediadas nos EUA (‘contas banidas’) de um usuário muito conhecido e politicamente sincero (‘Dissidente Político A’), garantindo que nenhuma pessoa nos Estados Unidos possa ver seu conteúdo (‘ordens de censura’)”, diz o processo.

O IT Forum entrou em contato com o Supremo Tribunal Federal pedindo um posicionamento, mas o órgão informou que não irá comentar o caso.

*informações do G1

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas