Chips de IA
eua
Nvidia
Semicondutores

Nvidia critica restrições de exportação de IA impostas pelos EUA

Nos dias finais do governo Biden, os Estados Unidos intensificaram suas restrições à exportação de chips e tecnologias de inteligência artificial (IA), alegando a necessidade de preservar a segurança nacional e a liderança tecnológica do país. As novas regras, anunciadas na última segunda-feira (13), limitam o acesso de países como China, Rússia, Irã e Coreia […]

Publicado: 11/12/2025 às 20:00
Leitura
2 minutos
Imagem de um chip eletrônico com o logotipo da NVIDIA em destaque, representando a tecnologia de hardware avançada e inovação em processamento gráfico e inteligência artificial (gartner)
Construção civil — Foto: Reprodução

Nos dias finais do governo Biden, os Estados Unidos intensificaram suas restrições à exportação de chips e tecnologias de inteligência artificial (IA), alegando a necessidade de preservar a segurança nacional e a liderança tecnológica do país.

As novas regras, anunciadas na última segunda-feira (13), limitam o acesso de países como China, Rússia, Irã e Coreia do Norte, ao mesmo tempo que estabelecem cotas para outras nações e garantem acesso irrestrito a aliados próximos, como Japão, Reino Unido e Coreia do Sul.

Leia mais: EUA endurecem controle sobre fluxo de chips de IA em todo o mundo 

A decisão gerou fortes críticas de empresas do setor, especialmente da Nvidia, um dos principais fabricantes de semicondutores do mundo. Em nota, o vice-presidente de assuntos governamentais da empresa, Ned Finkle, afirmou que as novas regras criam entraves à competitividade global e ao desenvolvimento tecnológico. “O governo Biden busca impor um controle amplo sobre como semicondutores, computadores e sistemas são projetados e comercializados. Isso ameaça inviabilizar a inovação e o crescimento econômico em escala global”, declarou.

Finkle destacou que a liderança tecnológica dos Estados Unidos foi construída em um ambiente de concorrência e colaboração internacional. Segundo ele, as restrições vão contra esse histórico e podem prejudicar a posição do país no mercado global. A Nvidia também argumentou que grande parte da tecnologia afetada pelas restrições está amplamente disponível no mercado, questionando a eficácia das medidas em aumentar a segurança nacional.

Além disso, a empresa criticou o processo de elaboração das regras, que foram desenvolvidas sem ampla consulta e resultaram em um documento extenso e complexo. “Essas regulamentações ameaçam desperdiçar a vantagem tecnológica duramente conquistada pelos Estados Unidos ao sufocar a inovação e limitar a competição, que são os motores do progresso”, afirmou Finkle.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas