Pandemia consolida WhatsApp como canal de atendimento

Preferência nacional, o app se tornou um dos pontos de contato mais efetivos para comunicação entre consumidores e marcas

Publicado: 08/12/2025 às 23:49
Leitura
3 minutos
WhatsApp atendimento
Construção civil — Foto: Reprodução

Em meio aos grupos de trabalho e família, encaminhamentos de correntes, dicas para lavagem das mãos e anúncios de máscaras caseiras, o WhatsApp de boa parte dos consumidores passou a receber, desde o fim de março, uma série de notificações novas. Elas incluem mensagens de atendentes (virtuais ou não) sobre pedidos online, orientações para cancelamentos de pedidos e até mesmo orientações de saúde.

 

Com o isolamento realizado para conter a pandemia, houve uma intensificação do comércio online. E, nesse cenário, o aplicativo de troca de mensagens do Facebook – que já é mais popular no Brasil do que as outras redes sociais – se tornou um dos principais meios de contato entre marcas e consumidores.

 

[newsletter]

 

Com a necessidade de se adaptar para atender aos picos de pedidos de suporte, cancelamento e outros desafios enfrentados pelo mercado, o atendimento via WhatsApp se consolidou como uma ferramenta para manter a estabilidade do suporte, explica o diretor Sênior da Zendesk no Brasil, Marcelo Rocha. Antes mesmo da pandemia, o crescimento do atendimento via mensagem já havia sido reportado num levantamento da companhia.

 

“A tendência é a gente ver a migração das interações com empresas para esse canal. O crescimento da adoção do WhatsApp tem sido exponencial para todos os tipos de atendimento”, comenta o executivo.

 

[relacionadas]

 

Mensagem urgente

 

De acordo com um recorte feito pela Zendesk com mais de 22 mil empresas globais, houve um aumento de 20% no número de tickets (solicitações de atendimento) abertos entre os dias 15 e 22 de março – em comparação com o mesmo período de 2019. No total de maço, o aumento médio foi de 16%, em relação ao mesmo mês do ano passado.

 

+ O drama da Macy’s e o fim do varejo físico como conhecemos

+ O que diz um futurista do mundo pós-pandemia

 

Educação a distância (216%), companhias aéreas (199%) e supermercados (39%) foram os três setores que mais tiveram picos de chamados neste período. Para o diretor sênior da Zendesk, é possível garantir o atendimento e até mesmo agir de forma proativa para tornar o contato com os clientes mais efetivo, evitando dúvidas. Além de baratear os custos de atendimento via call center em um momento crítico.

 

“A gente vê gradativamente os países e as regiões, conforme vão aumentando os casos, a tendência é que esses lugares comecem a pedir mais desse tipo de serviço [atendimento via app de mensagem]”

Marcelo Rocha, Zendesk

 

Confira a entrevista da IT Trends com Marcelo Rocha da Zendesk sobre o atendimento por meio de aplicativos de mensagem.

 

 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas