Bosch
ESG
metaverso
mudanças climáticas

Maioria das pessoas espera que tecnologia freie mudanças climáticas

A maioria das pessoas acredita na tecnologia como solução para endereçar as mudanças climáticas, apontou o Bosch Tech Compasss 2023. De acordo com o estudo, em todo o mundo, 83% das pessoas entrevistadas acreditam que a tecnologia é chave para esse enfrentamento. No ano anterior, a porcentagem de pessoas que apostavam na tecnologia para tais […]

Publicado: 07/12/2025 às 15:11
Leitura
2 minutos
mudança climática, clima, sustentabilidade, IBM, estudo
Construção civil — Foto: Reprodução

A maioria das pessoas acredita na tecnologia como solução para endereçar as mudanças climáticas, apontou o Bosch Tech Compasss 2023. De acordo com o estudo, em todo o mundo, 83% das pessoas entrevistadas acreditam que a tecnologia é chave para esse enfrentamento. No ano anterior, a porcentagem de pessoas que apostavam na tecnologia para tais fins era de 76%.

De forma geral, a confiança na tecnologia aumentou de um ano para outro. 75% das pessoas entrevistadas agora acreditam que o progresso tecnológico pode tornar o mundo um lugar melhor. Em 2022, 72% das pessoas concordavam com a mesma afirmação. A pesquisa da Bosch foi feita com pessoas com 18 anos ou mais em sete países, entre eles o Brasil.

A sustentabilidade enquanto prioridade das empresas e marcas também é vista como sinônimo de sucesso. Para 82% das pessoas, quanto mais uma empresa se comprometer com tecnologias sustentáveis, mais sucesso econômico ela terá no futuro. Essa visão é mais predominante no Brasil e na Índia (cada um com 87%) e prevalece menos nos Estados Unidos (73%).

Leia também: O que é ESG? Compromisso ambiental, social e de governança explicado

No entanto, quando se trata do compromisso do setor empresarial com a ação climática, mais da metade dos entrevistados (58%) sentem que apenas uma minoria das empresas está seriamente comprometida com a sustentabilidade no momento.

“Combater as mudanças climáticas é a maior tarefa da nossa era. As pessoas estão, portanto, certas em esperar que as empresas forneçam soluções técnicas para esses problemas. […] A digitalização pode desempenhar um papel especial na sustentabilidade”, destaca Stefan Hartung, presidente mundial da Bosch.

O estudo também buscou avaliar expectativas de consumo dos entrevistados em relação ao metaverso, em especial, a percepção de mobilidade. De acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados podem se imaginar comprando um carro para o metaverso. O interesse e a vontade de fazê-lo são especialmente altos na China (75%) e na Índia (69%). E embora os entrevistados no Brasil (47%), nos Estados Unidos (33%), no Reino Unido (30%), na Alemanha (26%) e na França (23%) ainda sejam um pouco mais céticos, os números mostram que o desejo de ter um carro existe não apenas no mundo real, mas também na realidade virtual.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas