dia do meio ambiente
emissões
ESG
logtech
RoutEasy
sustentabilidade

RoutEasy usa IA para otimizar logística e reduzir emissões de CO2

A RoutEasy, startup que oferece soluções de logística, afirma ter conseguido reduzir 8% da distância percorrida por entrega de uma das maiores distribuidoras de gás e energia do Brasil com o uso de sua tecnologia. Ao otimizar a logística da empresa com o uso de software proprietário, a startup teria possibilitado ainda a diminuição de […]

Publicado: 07/12/2025 às 21:08
Leitura
2 minutos
logística, carga, logtechs
Construção civil — Foto: Reprodução

A RoutEasy, startup que oferece soluções de logística, afirma ter conseguido reduzir 8% da distância percorrida por entrega de uma das maiores distribuidoras de gás e energia do Brasil com o uso de sua tecnologia.

Ao otimizar a logística da empresa com o uso de software proprietário, a startup teria possibilitado ainda a diminuição de 7,5% de emissão de CO2 e de 80% de horas extras da equipe, além de reduzir 4% dos custos operacionais e de 8% do combustível.

“É importante percebermos como a digitalização do setor permitiu que as empresas recebessem o apoio de tecnologias para realizar atividades capazes de diminuir impactos ambientais. A tendência é que este movimento se intensifique, uma vez que trouxe benefícios grandes e reais para as empresas e sociedade”, afirma Caio Reina, CEO da startup.

Dia do Meio Ambiente: empresas de tecnologia assumem missão de reduzir impactos

A RoutEasy atua por meio de três módulos: gestão, otimização e orquestração, que podem apoiar métricas de ESG das empresas. Com o módulo de gestão, a logtech consegue monitorar as etapas do abastecimento de clientes, receber alertas em tempo real e agir de forma mais rápida na hora das suas entregas, o que evita falhas e otimiza tempo. Já o módulo de otimização permite uma roteirização mais inteligente, o que ajuda na diminuição de custos e distância total percorrida.

Por sua vez, na orquestração do last mile, a utilização de inteligência artificial e machine learning garante eficiência e agilidade nas etapas de planejamento e atribuição de rotas, já que todo o fluxo de trabalho é 100% automatizado por meio de uma tecnologia própria.

Atualmente, a RoutEasy conta com mais de 300 clientes com nomes como Shopee, Royal Canin, Rodonaves, GPA, DHL e Magalu.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas