ESG
relatório de sustentabilidade
SAP Brasil

SAP destaca uso de tecnologias verdes no Brasil em relatório de sustentabilidade

A SAP Brasil anunciou essa semana o lançamento da quarta edição do seu relatório de sustentabilidade. É a quarta edição do documento, feito com dados exclusivos do Brasil e destacando avanços em práticas ESG da companhia. O objetivo, segundo a própria SAP, é ilustrar “o compromisso contínuo (…) com a criação de impacto positivo na […]

Publicado: 08/12/2025 às 03:16
Leitura
3 minutos
Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil. Foto: Divulgação
Construção civil — Foto: Reprodução

A SAP Brasil anunciou essa semana o lançamento da quarta edição do seu relatório de sustentabilidade. É a quarta edição do documento, feito com dados exclusivos do Brasil e destacando avanços em práticas ESG da companhia.

O objetivo, segundo a própria SAP, é ilustrar “o compromisso contínuo (…) com a criação de impacto positivo na sociedade, meio ambiente, governança e ética não só em suas operações, como também em todo o seu ecossistema”.

No documento, a filial brasileira da multinacional alemã de softwares destaca o uso de tecnologias verdes, como o SAP Green Token, e migração para soluções em nuvem como formas de promover gestão ambiental eficaz e reduzir a pegada de carbono própria e dos clientes.

Leia ainda: Após bloqueio de contas, Starlink diz que não vai suspender X no Brasil

Outro ponto apontado pela SAP Brasil é a meta de zero emissões, zero resíduos e zero desigualdade, que tem sido perseguida por meio de uma estrutura de governança “robusta”, o que inclui comitês de sustentabilidade e crise e canais de denúncia.

Projetos e parcerias

A SAP cita no documento alguns projetos inovadores, como a parceria com a Versuni para reciclagem de airfryers no Brasil e o uso do SAP S/4HANA na Cidade Matarazzo em São Paulo, capital.

Há também uma lista de projetos educacionais para jovens em vulnerabilidade, promovendo habilidades para a economia digital e sustentável. Além disso, há um projeto para inclusão de população LGBTQIAP+.

Entre as iniciativas estão programas de empreendedorismo digital, suporte a empresas sociais e promoção de políticas e práticas sustentáveis. A Casa Florescer, apoiada pela empresa, presta apoio a mulheres trans e travestis com treinamentos e orientação profissional. Outro, o ChangemakerXchange, dá suporte a jovens empreendedores sociais focados em mudanças climáticas.

Outro projeto citado é o executado com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em gestão de dados e otimização de tomada de decisões. Com uso do SAP DataSphere e SAP Analytics Cloud, a FAS melhorou a visibilidade e a análise de projetos, resultando em relatórios mais rápidos e decisões baseadas em dados concretos.

O relatório pode ser baixado na íntegra, em português, nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas