diesel verde
Scala Data Centers

Scala Data Centers testa com sucesso uso de diesel verde

A Scala Data Centers, provedor latino-americana de serviços de data center, anunciou que concluiu com sucesso uma prova de conceito (PoC) para confirmar a viabilidade técnica do uso de óleo vegetal hidrotratado (HVO), conhecido como diesel verde, em geradores de backup da marca Caterpillar. A inovação, segundo a empresa, faz parte de um conjunto de […]

Publicado: 07/12/2025 às 11:52
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Construção civil — Foto: Reprodução

A Scala Data Centers, provedor latino-americana de serviços de data center, anunciou que concluiu com sucesso uma prova de conceito (PoC) para confirmar a viabilidade técnica do uso de óleo vegetal hidrotratado (HVO), conhecido como diesel verde, em geradores de backup da marca Caterpillar. A inovação, segundo a empresa, faz parte de um conjunto de práticas “responsáveis e sustentáveis”.

Extraído de fontes renováveis, como óleos vegetais, o diesel verde passa por um processo de hidrotratamento, transformando-se em um combustível com potencial impacto ambiental reduzido. A substituição do diesel fóssil pelo HVO pode reduzir emissões de gases de efeito estufa em até 85%, diz a Scala.

Durante a PoC, realizada pelo Centro de Excelência em Engenharia (CoE) da Scala em colaboração com a equipe de operações e a Sotreq, revendedor da Caterpillar no Brasil, demonstrou “excelente desempenho em geradores de backup”, diz a empresa, em comunicado.

Leia também: Voke e Scala divulgam relatórios de sustentabilidade

Segundo Agostinho Villela, CTO da Scala, o uso de HVO “alinha-se perfeitamente com nossa estratégia de garantir operações contínuas e sustentáveis, sem comprometer a qualidade e a confiabilidade que nossos clientes esperam de nós.

“O uso do HVO em geradores abre um universo de possibilidades, além de garantir menores custos de manutenção, preservar os equipamentos e reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, explica Mauricio Garcia, diretor da unidade de energia da Sotreq.

Custos elevados

No mesmo comunicado celebrando o sucesso do teste, a Scala diz reconhecer desafios econômicos para a implementação de HVO nas operações latino-americanas. O motivo: esse combustível ainda é três vezes mais caro que o diesel.

A empresa diz monitorar tendências de mercado para “identificar oportunidades que possam viabilizar economicamente o uso do HVO em maior escala”, ou seja, o uso massivo não deve ocorrer tão já. “Antecipamos que movimentos como o nosso aumentarão a conscientização dentro da cadeia de suprimentos sobre o potencial de demanda substancial para o HVO (…). Nosso objetivo é estimular a indústria a imaginar e realizar os benefícios futuros das soluções energéticas sustentáveis.”

A empresa também diz que quando o HVO entrar em escala comercial de utilização, o plano é iniciar a substituição de combustível em seus tanques.

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