codigo aberto
Hugging Face
IA generativa
ServiceNow

De olho na IA generativa, ServiceNow anuncia modelo de linguagem

A ServiceNow anunciou esforços que colocam a empresa de fluxos de trabalho na competitiva corrida que se tornou o desenvolvimento da Inteligência Artificial Generativa. A empresa apresentou o lançamento de um grande modelo de linguagem (large language model, LLM) para geração de código com acesso aberto com o objetivo de tornar a IA generativa mais […]

Publicado: 07/12/2025 às 17:31
Leitura
4 minutos
ServiceNow IA generativa novos recursos
Construção civil — Foto: Reprodução

A ServiceNow anunciou esforços que colocam a empresa de fluxos de trabalho na competitiva corrida que se tornou o desenvolvimento da Inteligência Artificial Generativa. A empresa apresentou o lançamento de um grande modelo de linguagem (large language model, LLM) para geração de código com acesso aberto com o objetivo de tornar a IA generativa mais transparente e acessível e, assim, viabilizar inovações responsáveis em larga escala.

Conduzido pela ServiceNow Research e pela Hugging Face, o novo LLM StartCoder conta com 15 bilhões de parâmetros e segue os princípios de acesso aberto, ciência aberta e governança aberta. Segundo a ServiceNow, o modelo StartCoder foi concebido para tornar a área de IA mais equitativa. Na prática, o que o projeto busca é garantir formas para que desenvolvedores de organizações de todos os tamanhos possam aproveitar o poder da IA generativa e maximizar o impacto da automação em seus negócios tendo em vista os devidos protocolos de governança, segurança e conformidade.

Leia também: Para Wozniak, ChatGPT pode ameaçar a todos nós

O novo LLM, lembra a ServiceNow, é o grande marco mais recente do BigCode Project, uma iniciativa cujo objetivo é desenvolver o estado da arte em sistemas de IA para programação de forma aberta e responsável, com o apoio da comunidade de pesquisa científica aberta em IA. O BigCode Project foi lançado em setembro de 2022 pela ServiceNow Research e a Hugging Face.

“A colaboração da ServiceNow com a Hugging Face expande o compromisso que há muito temos com a excelência em IA”, afirma Harm de Vries, líder do Laboratório de Grandes Modelos de Linguagem da ServiceNow Research e co-líder do BigCode. “Práticas novas e responsáveis de IA para treinar e compartilhar grandes modelos de linguagem são vitais para garantir que protocolos, salvaguardas e licenças adequados sejam implementados para nossos clientes, e o StarCoder está tornando isso possível.”

Leandro von Werra, engenheiro de aprendizagem de máquina da Hugging Face e co-líder do BigCode, destaca que o projeto visa o lançamento de modelos-base potentes, que habilitam a comunidade a construir uma ampla variedade de aplicações. Dessa forma, desenvolvedores podem atuar com mais eficiência do que uma empresa sozinha daria conta para criar. “Esta empreitada demonstra o potencial da programação aberta em nosso trabalho pela democratização da IA”, explica Werra.

Como funciona o StartCoder

O StartCoder foi treinado com 1 trilhão de tokens de códigos com licenças permissivas abrangendo mais de 80 linguagens de programação do conjunto de dados The Stack v1.2, do BigCode. O novo LLM pode ser implantado para levar a programação em pares, tal qual a IA generativa, a aplicações com capacidades como transformação de texto em código e de texto em fluxo de trabalho.

Essas características e possibilidades permitem a engenheiros de software profissionais o poder de solucionar desafios de programação complexos e habilita desenvolvedores amadores a desenvolverem novos software independentemente de suas habilidades técnicas, ­ acelerando as inovações em IA em larga escala.

O modelo será lançado com acesso aberto na plataforma da Hugging Face com licença Code Open RAIL-M, que permite a distribuição sem royalties. Diferentemente de programas de software de código aberto lançados sem restrições de uso, o BigCode lança o modelo com uma licença de modelo de IA responsável, que inclui restrições de uso referentes a modificações e a aplicações do modelo – por exemplo, para impedir que seja usado para gerar ou distribuir códigos maliciosos que possam prejudicar sistemas eletrônicos. Códigos de apoio também foram abertos no GitHub do projeto BigCode.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas