FDC
ITDBr
pwc
setor financeiro
transformação digital

Setor financeiro lidera transformação digital no Brasil, dizem PwC e FDC

O setor de serviços financeiros obteve o melhor desempenho entre todas as indústrias analisadas pela segunda edição do Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr) desenvolvido em parceria pela PwC Brasil e pela Fundação Dom Cabral (FDC). O estudo avalia o nível de maturidade digital das organizações brasileiras. O ITDBr aponta que 59,4% das empresas desse setor […]

Publicado: 07/12/2025 às 05:22
Leitura
3 minutos
Pessoa segurando um smartphone e um cartão de crédito, com elementos gráficos digitais representando transações financeiras, tecnologia bancária e conexões de dados. Ao fundo, um notebook desfocado. A imagem simboliza fintechs, digitalização de serviços financeiros e pagamentos online (fintech, finanças, bancarização, cartão, serviços financeiros, setor financeiro, cartões)
Construção civil — Foto: Reprodução

O setor de serviços financeiros obteve o melhor desempenho entre todas as indústrias analisadas pela segunda edição do Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr) desenvolvido em parceria pela PwC Brasil e pela Fundação Dom Cabral (FDC). O estudo avalia o nível de maturidade digital das organizações brasileiras.

O ITDBr aponta que 59,4% das empresas desse setor colocam a transformação digital como o principal direcionador de investimentos, número superior à média geral de 40,3%. Além disso, o setor financeiro é referência em práticas de sustentabilidade (ESG) e governança ética da própria transformação, dizem os autores do relatório.

Veja também: KPMG: 85% da manufatura industrial adotará IA em três anos

“A implementação de estratégias digitais bem definidas, aliada à otimização de processos internos, tem sido o grande diferencial, permitindo que o setor financeiro lidere a transformação digital de maneira consistente”, diz em comunicado Lindomar Schmoller, sócio e líder da indústria de serviços financeiros da PwC Brasil.

O ITDBr utiliza metodologia própria e distribui notas em uma escala de 1 a 6. Avalia dimensões como estratégia, governança, processos digitais, infraestrutura e cultura organizacional.

“Há um aumento na percepção e na relevância que os tomadores de decisão têm dado às inovações e tecnologias digitais. O desafio, porém, não está na inovação em si, mas nos mecanismos de governança que a acompanham”, diz Hugo Tadeu, professor da Fundação Dom Cabral. “Sem uma estratégia adequada – que envolva a estrutura organizacional – essa maturidade continuará em níveis baixos.”

Impactos da transformação

Entre os impactos esperados da transformação digital, o aumento da eficiência operacional aparece citado por 81% das instituições financeiras ouvidas pela PwC e pela FDC. O uso de tecnologias como blockchain, inteligência artificial (IA) e cibersegurança também se sobressai no setor, sendo adotadas por 60%, 50% e 20% das empresas entrevistadas, respectivamente.

O principal fator que impede a implementação da transformação digital é a estrutura e a cultura organizacional, com 41% das respostas. A aversão ao risco é mencionada pelas empresas do setor financeiro logo em seguida, com 28% das respostas.

Segundo o ITDBr, a transformação digital no setor financeiro é orientada pela busca por eficiência operacional (55%), planejamento estratégico e governança (55%). O resultado indica que o setor financeiro vê a transformação digital principalmente como uma oportunidade para melhorar processos internos ao invés de se concentrar em fatores externos como clientes e mercado, fator apontado por apenas 27% dos participantes do índice.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas