Black Friday
Linx
Mercadapp
Neemu
retailtech
startups
varejo
vendas

Startups de varejo se consolidam em 2020

Até agora, 2020 já é o ano com o maior volume de investimento em startups da história. No total, foram levantados US$ 542 milhões até novembro, divididos em 29 rodadas. O volume representa 103% do volume investido no último ano, que totalizou o montante de US$ 521 milhões.Black Friday Definitivamente, 2020 se mostrou desafiador para […]

Publicado: 06/12/2025 às 19:30
Leitura
2 minutos
Startups de varejo se consolidam em 2020
Construção civil — Foto: Reprodução

Até agora, 2020 já é o ano com o maior volume de investimento em startups da história. No total, foram levantados US$ 542 milhões até novembro, divididos em 29 rodadas. O volume representa 103% do volume investido no último ano, que totalizou o montante de US$ 521 milhões.Black Friday

Definitivamente, 2020 se mostrou desafiador para os grandes varejistas e startups que atuam no setor: a pandemia trouxe muitas incertezas quanto ao futuro do varejo e muitos negócios precisaram recorrer a diferentes alternativas para atender às novas demandas e formas de consumo das pessoas.

Este ano também se consolidou como o que teve o maior número de M&As do setor. Ao todo, 17 fusões e aquisições de startups já ocorreram em 2020 – número 54,5% superior a todo o ano de 2019.

Leia também: 2020 aumentou pagamentos contactless e bancarização, aponta Mastercard

Somente em novembro de 2020, 4 M&As foram anunciados. Dentre os que foram realizados neste ano, destacam-se as aquisições da Neemu e da Mercadapp pela Linx. Desde 2012 a companhia já adquiriu mais de 8 retailtechs e deve continuar com esta prática nos próximos meses.

De olho nas retailtechs de logística

No primeiro trimestre de 2020 as retailtechs de logística receberam US$ 3,5 bi, queda de 53% comparado ao mesmo trimestre do ano anterior com US$ 7,6 bi. No entanto, apresentaram crescimento de 38% no número de rounds. Já para o segundo trimestre, pico da crise do coronavírus, os aportes tiveram pouca alteração em volume com crescimento de 2%.

Black Friday

A Via Varejo divulgou que atingiu R$ 3 bilhões em vendas (GMV), superando os R$ 2,2 bilhões em comparação à Black Friday de 2019 – registrando um novo recorde. Já nos EUA, a Black Friday gerou cerca de US$ 9 bilhões em vendas online, de acordo com a Adobe. O comportamento dos consumidores parece ter mudado, com menos tempo gasto em lojas físicas e pessoas mais preocupadas também com fraudes online

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas