IA
IA generativa
IBM
IBV
transparência

Transparência da IA generativa é chave para 82% dos CEOs brasileiros

Um estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM divulgado essa semana revela que 82% dos CEOs brasileiros acreditam que transparência da IA generativa – e outras tecnologias emergentes – são chave para conquistar a confiança dos clientes. E 62% concordam que a governança para inteligência artificial generativa deve ser estabelecida junto com a […]

Publicado: 10/12/2025 às 07:47
Leitura
2 minutos
marcelo flores, ibm, IA generativa
Construção civil — Foto: Reprodução

Um estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM divulgado essa semana revela que 82% dos CEOs brasileiros acreditam que transparência da IA generativa – e outras tecnologias emergentes – são chave para conquistar a confiança dos clientes. E 62% concordam que a governança para inteligência artificial generativa deve ser estabelecida junto com a implementação das soluções, não depois, o que garantiria ética, transparência e conformidade regulatória desde o início.

Foram ouvidos no estudo 3 mil CEOs de mais de 30 países e 26 indústrias, incluindo o Brasil. O estudo também destacou que 51% dos CEOs brasileiros entendem que a vantagem competitiva de suas empresas dependerá da IA generativa, e 57% relatam que suas equipes já têm conhecimento e habilidades necessárias para incorporar IA generativa aos sistemas de suas operações.

Por outro lado, 59% reconhecem que estão com dificuldades para preencher cargos-chave que envolvem a tecnologia.

Leia também: Internacional migra infraestrutura de TI do estádio Beira-Rio para a nuvem

“À medida que as empresas incorporam a IA generativa na estratégia de negócio, é fundamental que executivos construam uma mentalidade cultural que promova a adoção e conduza as pessoas pelas mudanças da forma correta. E esse tem sido nosso papel junto aos clientes e no mercado”, diz Marcelo Flores, gerente geral de IBM Consulting Brasil.

Para 74% dos executivos brasileiros ouvidos, o êxito da tecnologia dependerá de aceitação, engajamento e cultura organizacional muito mais do que de capacidades técnicas e tecnologia. Mesmo assim, 37% dos CEOs entrevistados no Brasil planejam contratar pessoal adicional por causa da IA generativa. E 35% dizem que sua força de trabalho atual precisará de requalificação nos próximos três anos.

O estudo também aponta que as transformações digitais das empresas devem continuar em 2024, com 78% dos CEOs planejando manter ou acelerar o ritmo de mudança de sua organização. E 68% dizem que vão correr mais riscos do que a concorrência para manter vantagens competitivas.

O estudo completo pode ser lido nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas