Broadcom
VMware

Broadcom simplifica portfólio da VMware e encerra licenças perpétuas

A aquisição recente da VMware pela Broadcom ocasionou mudanças significativas no campo da computação em nuvem e virtualização. A divisão VMware Cloud Foundation da Broadcom, focada na virtualização de servidores da VMware e nos produtos de nuvem privada e híbrida, anunciou o término das vendas de licenças perpétuas e suporte adicional para essas licenças. A […]

Publicado: 11/12/2025 às 00:54
Leitura
2 minutos
VMware
Construção civil — Foto: Reprodução

A aquisição recente da VMware pela Broadcom ocasionou mudanças significativas no campo da computação em nuvem e virtualização. A divisão VMware Cloud Foundation da Broadcom, focada na virtualização de servidores da VMware e nos produtos de nuvem privada e híbrida, anunciou o término das vendas de licenças perpétuas e suporte adicional para essas licenças. A estratégia altera fundamentalmente a maneira como os clientes obtiveram o vSphere nas duas últimas décadas.

A mudança estratégica visa simplificar radicalmente o portfólio de produtos, resumidos em duas ofertas. Dessa forma, a companhia apresenta o VMware Cloud Foundation, uma solução híbrida de alto padrão com preço de assinatura reduzido e suporte aprimorado. E, ainda, o novo vSphere Foundation, que oferece uma plataforma simplificada para clientes de médio e pequeno porte, integrando o vSphere com operações inteligentes para melhor desempenho e eficiência.

Leia também: Negociação da VMware pode ser oportunidade para Nutanix

A empresa anunciou a decisão de reduzir pela metade o preço da assinatura do principal pacote de nuvem híbrida para tornar suas soluções mais acessíveis e competitivas, facilitando a transição para o modelo de assinatura e atendendo às demandas do mercado por preços mais atrativos.

Além disso, foram introduzidas opções adicionais, incluindo serviços de armazenamento, recuperação contra ransomware e desastres, bem como um programa de “traga sua própria assinatura”, oferecendo flexibilidade aos clientes para usar suas próprias assinaturas na nuvem aprovada pela companhia.

A mudança para um modelo exclusivo de licenciamento por assinatura faz parte de uma estratégia de longo prazo para simplificar a adoção das ofertas da empresa e suportar as transformações digitais dos clientes. No entanto, essa transição abrupta pode causar incertezas e desafios para os clientes que estavam planejando compras perpétuas.

Apesar das mudanças anunciadas, existem lacunas de informações sobre preços, conteúdo dos novos pacotes, licenciamento de add-ons e a complexidade desses novos acordos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas