cabo submarino
meta
Porto Alegre
V.tal

V.tal e Meta começam construção de cabo submarino em Porto Alegre

A V.tal, empresa de infraestrutura de telecomunicações nascida da separação da antiga Oi, e a Meta, anunciaram essa semana o início da construção do primeiro cabo submarino a chegar em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma extensão de 280 km do cabo Malbec, que conecta o Brasil à Argentina e […]

Publicado: 06/12/2025 às 14:32
Leitura
3 minutos
Imagem ilustrativa de um cabo submarino de fibra óptica, utilizado em telecomunicações. A imagem mostra o cabo cortado em perspectiva para exibir sua estrutura interna, com várias camadas de proteção e múltiplas fibras ópticas brilhando em azul, indicando a transmissão de dados por luz. O fundo azul escuro simula o ambiente subaquático (cabo submarino, fibra óptica, telecomunicações)
Construção civil — Foto: Reprodução

A V.tal, empresa de infraestrutura de telecomunicações nascida da separação da antiga Oi, e a Meta, anunciaram essa semana o início da construção do primeiro cabo submarino a chegar em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma extensão de 280 km do cabo Malbec, que conecta o Brasil à Argentina e já liga as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires.

A “branch unit”, como é chamada, deve ser concluída em 2027. O cabo vai conectar um novo data center da Tecto, subsidiária da V.tal, construído na região. Segundo as partes, a estrutura vai melhorar a conectividade não só no RS, mas também os países do chamado Cone Sul – Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

A construção e implantação da rota submarina será feita pela Alcatel Submarine Networks e utilizará tecnologia de cabos submarinos e roteadores ópticos, com promessa de permitir serviços de transporte de circuitos de até 800Gbps entre Porto Alegre e Buenos Aires ou Porto Alegre e São Paulo. A capacidade disponível do novo cabo será de até 20Tbps por par de fibra.

Leia mais: Conversational Banking: por que o WhatsApp se tornou o novo front dos bancos?

“O impacto desse projeto será significativo para a economia digital local, posicionando Porto Alegre como um novo hub de conectividade. Será uma infraestrutura única que vai atrair o interesse das operadoras, big techs, OTTs e provedores de internet, além de outras empresas de cabos submarinos”, diz em comunicado Felipe Campos, CEO da V.tal.

A estação de ancoragem do cabo submarino será instalada no município de Balneário Pinhal, que fica à cerca de 105 km de Porto Alegre. Haverá “investimento robusto” na rota terrestre que conecta as cidades, segundo a V.tal, sem revelar o tamanho do aporte. A empresa diz estar modernizando a infraestrutura terrestre que conecta a capital gaúcha, enterrando a rede aérea.

“A expansão do Malbec para Porto Alegre (…) contribuirá para a atração de empresas de infraestrutura digital, baixando custos e melhorando serviços ao consumidor”, diz a diretora de políticas públicas, conectividade e infraestrutura da Meta para a América Latina, Ana Luiza Valadares.

O cabo Malbec possui 2,5 mil km de extensão. Santiago do Chile também está conectada à rede por meio de uma conectividade terrestre com Buenos Aires. A rede também interconecta Rio de Janeiro a Fortaleza, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Bermudas por meio de 26 mil km de cabos submarinos da V.tal.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas