meta
WhatsApp

WhatsApp: Meta anuncia novas funcionalidades de IA para empresas

A Meta anunciou a introdução de um assistente de inteligência artificial no WhatsApp, projetado para ajudar empresas a se conectar com clientes, responder perguntas e vender produtos e serviços através do chat. A nova funcionalidade será testada inicialmente com empresas na Índia e Singapura, com previsão de chegada ao Brasil em breve. O novo assistente […]

Publicado: 06/12/2025 às 08:45
Leitura
2 minutos
Imagem de uma mão segurando um smartphone que exibe a tela inicial do WhatsApp, com o ícone verde característico do aplicativo. O fundo desfocado em tons de cinza destaca o dispositivo e o logotipo do WhatsApp (whatsapp, mensagens, mensageria, varejo, rd station, Windows)
Construção civil — Foto: Reprodução

A Meta anunciou a introdução de um assistente de inteligência artificial no WhatsApp, projetado para ajudar empresas a se conectar com clientes, responder perguntas e vender produtos e serviços através do chat. A nova funcionalidade será testada inicialmente com empresas na Índia e Singapura, com previsão de chegada ao Brasil em breve.

O novo assistente de IA é uma expansão das funcionalidades atuais do WhatsApp, visando beneficiar mais de 200 milhões de empresas que já utilizam o aplicativo para comunicação com clientes. O WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários globais, sendo particularmente popular em países como Brasil, Índia, Indonésia e México. No Brasil, o aplicativo é usado por mais de 120 milhões de pessoas mensalmente.

Leia também: Meta planeja investir bilhões em IA enquanto enfrenta queda de receita 

A Meta também planeja lançar no próximo mês uma versão em português do seu assistente Meta AI. Baseado no modelo de linguagem Llama, o Meta AI estará disponível para responder às perguntas dos usuários no Facebook, Instagram e WhatsApp.

Desde a compra da plataforma, a Meta busca maneiras de lucrar com o WhatsApp, incluindo com funcionalidades pagas, cobrança por mensagens empresariais e anúncios direcionados do Instagram e Facebook. Agora, segundo Mark Zuckerberg, CEO da Meta, a empresa também está testando a criação de anúncios usando IA em mercados de língua inglesa, com planos de expansão.

Zuckerberg afirmou que esses anúncios têm o potencial de gerar US$ 10 bilhões anualmente.

*Com informações de Bloomberg

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas