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WhatsApp é principal ferramenta de vendas para 86% das empresas brasileiras

A grande maioria das empresas brasileiras tem confiado no WhatsApp como uma importante ferramenta de negócios. Segundo a segunda edição da pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station, com o apoio da Totvs e Tallos, entre as 1.700 empresas ouvidas, para 86% delas o WhatsApp é a ferramenta mais utilizada pelos seus times de […]

Publicado: 14/12/2025 às 04:07
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Construção civil — Foto: Reprodução

A grande maioria das empresas brasileiras tem confiado no WhatsApp como uma importante ferramenta de negócios. Segundo a segunda edição da pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station, com o apoio da Totvs e Tallos, entre as 1.700 empresas ouvidas, para 86% delas o WhatsApp é a ferramenta mais utilizada pelos seus times de vendas. A porcentagem constada neste ano representa um aumento de 4% em relação à primeira edição (82%).

Para o estudo foram ouvidas empresas de diferentes portes e segmentos de todas as regiões do Brasil. Dentre elas, 58% afirmaram que usam o WhatsApp de forma ativa, ou seja, buscam os contatos com seus clientes por esse meio. Em termos de frequência, 79% utilizam o canal diariamente para fazer follow-up das suas negociações

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Nesse ponto, a pesquisa constatou uma grande quebra na gestão das informações. Embora um grande número afirme utilizar diariamente, apenas 21% têm o WhatsApp integrado com o CRM de vendas. Enquanto quase 80% não tem um processo bem estruturado para o registro dessas informações ou então registram apenas o que acham relevante no CRM.

Gustavo Broilo, Diretor de Vendas da RD Station, lembra que a comunicação cada vez mais rápida e assertiva reforça a necessidade da busca por soluções de marketing e vendas conversacional para profissionalização do uso da ferramenta. “Vivemos uma era muito dinâmica em que o marketing conversacional está ganhando mais relevância e sendo destaque nas estratégias de comunicação das empresas.

Com tantas opções em mãos, é importante que as empresas entendam quais canais fazem mais sentido para as prospecções que estão sendo trabalhadas. Ter o entendimento de qual canal funciona melhor para o seu cliente de acordo com a maturidade da empresa pode acelerar muito a etapa de negociação”, recomenda o executivo lembrando também da importância da gestão de dados nesse contexto. “É fundamental que se use ferramentas para documentação dessas interações, para garantir e identificar que os processos de vendas estão sendo seguidos, além de evitar perda de histórico caso um vendedor saia da empresa”, reforça.

Aumenta a profissionalização no uso do WhatsApp

Outra pesquisa interna com a base de clientes da RD Station (cerca de 40 mil empresas) destacou um aumento de 43% do número de contas utilizando o Botão do WhatsApp e de 90% utilizando a extensão de WhatsApp para CRM no comparativo entre 2022 e 2021.

Os resultados também comprovam eficiência do uso da ferramenta. As conversões cresceram quase 70% e os fechamentos de vendas aumentaram 40% no mesmo período. Existem soluções de extensão gratuitas do mercado, que podem gerar vendas de até 40% a mais do que não utilizam, segundo a RD Station. Por exemplo, 78% dos respondentes afirmaram que utilizam a versão profissional da ferramenta WhatsApp Business.

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“Nossas pesquisas destacam a importância e busca por algumas otimizações e automatizações oriundas do serviço profissional. Existem diferentes soluções tecnológicas, das mais simples e gratuitas ao uso de chatbots, que centralizam os canais de atendimento, dependendo do estágio de maturidade da empresa. E para além da tecnologia, é fundamental ter processos bem definidos e um padrão a ser seguido por todos que atuam no time comercial”, finaliza Broilo.

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