adoção tecnologia
segurança
Zero trust

Zero Trust é prioridade de segurança – mas empresas não sabem como adotá-lo

Pesquisa revela principais barreiras para a implementação do conceito

Publicado: 07/12/2025 às 12:49
Leitura
2 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

De acordo com uma pesquisa da One Identity, da Quest Software, Zero Trust é a principal prioridade de segurança para a maioria das organizações, mas o entendimento abrangente e a adoção do conceito permanecem inconsistentes. Embora 75% das empresas reconheçam o Zero Trust como algo crítico ou muito importante para apoiar a postura geral de segurança cibernética, somente 14% relatam que implementaram totalmente uma solução. Outras 39% das organizações começaram a atender a essa necessidade importante e outros 22% observaram que planejam implementar o Zero Trust ao longo do próximo ano.

“As organizações reconhecem que o perímetro tradicional não é mais suficiente e que serão mais bem atendidas priorizando a segurança da identidade e tomando medidas para garantir que os criminosos sejam limitados assim que obtenham acesso”, avalia Rogério Soares, diretor de Pré-Vendas e Serviços Profissionais LATAM da Quest Software. “Zero Trust está se tornando rapidamente essencial porque elimina permissões vulneráveis ​​e acesso excessivo ao fornecer uma série de direitos diferentes em toda a organização para limitar as superfícies de ataque caso sejam violadas”, completa.

Entre as principais barreiras para o sucesso do Zero Trust está a falta de clareza sobre como a adoção pode ser alcançada: aproximadamente 61% dos profissionais de segurança estão concentrando sua implementação na reconfiguração de políticas de acesso, enquanto 54% acreditam que começa com a identificação de como os dados confidenciais se movem pela rede e 51% estão implementando novas tecnologias para alcançar Zero Trust.

No total, 32% das equipes de segurança não têm um entendimento abrangente de como o Zero Trust deve ser implementado. Outras barreiras prioridades concorrentes (31% estão muito ocupados com outras prioridades diárias) e crenças de que o Zero Trust pode prejudicar a produtividade dos negócios (por exemplo, 31% acreditam erroneamente que os modelos de segurança Zero Trust afetam a produtividade dos funcionários).

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas