DevOps

O modelo DevOps de cultura

DevOps é uma nova cultura de mercado que está se espalhado nas empresas. Através dela é possível mudar totalmente a forma como os departamentos de TI trabalham, aumentando a produtividade e criando soluções ágeis em todas as áreas da empresa e fora dela, com a satisfação dos clientes por terem suas respostas no momento em […]

Publicado: 08/12/2025 às 10:04
Leitura
2 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

DevOps é uma nova cultura de mercado que está se espalhado nas empresas. Através dela é possível mudar totalmente a forma como os departamentos de TI trabalham, aumentando a produtividade e criando soluções ágeis em todas as áreas da empresa e fora dela, com a satisfação dos clientes por terem suas respostas no momento em que precisam. Além disso, a cultura DevOps permite que erros sejam detectados mais facilmente, sendo mais eficaz na segurança dos processos. 

Uma cultura organizacional de alta confiança e que valoriza o fluxo de informações fica um passo à frente em relação ao desempenho da entrega de softwares e organizacional na área da TI. Um dos modelos de cultura é o DevOps, que integra as equipes de desenvolvimento com as de operações, buscando aproximar os desenvolvedores de softwares e os profissionais de outras áreas da TI.

O diferencial do modelo de cultura DevOps é valorizar a equipe, bem como buscar novas ideias e maneiras não só de melhorar e potencializar o time, mas também o produto. Unidos, os times compartilham a responsabilidade e enfrentam os problemas e desafios. 

A cultura do compartilhamento é importante para a busca de melhorias contínuas. A equipe não deve ficar responsável apenas por desenvolver o produto, mas pela saúde dele como um todo. Treinar pessoas para isso ser colocado em prática, manter o time motivado para que todos colaborem, dividir e assumir riscos, investigar falhas e implementar novas ideias são quesitos primordiais para que a cultura DevOps funcione. 

O resultado positivo do trabalho em equipe e a satisfação é um conjunto que otimiza os processos, o desenvolvimento e o enriquecimento da área de TI, além do desempenho organizacional no geral. O compartilhamento, a liderança, o entendimento do contexto do negócio, o que está sendo criado e por que é fundamental para sair da superfície e ter um diferencial.

*Joel Backschat é CTO na FCamara

 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas