Ai4
IA
inteligência artificial
Rodolfo Reis
WeClever

O que vi no Ai4: tecnologia precisa ouvir os humanos

Entendo que nessa altura as discussões sobre Inteligência Artificial já estejam presentes em todas as empresas, independente da área de atuação. O que vi no Ai4, que ocorreu agora em agosto em Las Vegas, é que precisamos levar a IA para as próximas categorias e conseguir torná-la ainda mais competitiva e presente no dia a […]

Publicado: 06/12/2025 às 08:24
Leitura
4 minutos
IA, inteligência artificial, robô
Construção civil — Foto: Reprodução

Entendo que nessa altura as discussões sobre Inteligência Artificial já estejam presentes em todas as empresas, independente da área de atuação. O que vi no Ai4, que ocorreu agora em agosto em Las Vegas, é que precisamos levar a IA para as próximas categorias e conseguir torná-la ainda mais competitiva e presente no dia a dia de todos os negócios.

O investimento principal não é no desenvolvimento de novos softwares com IA, mas sim na base de dados e em como eles devem ser interpretados.

Entre as tendências que observei nas conversas por lá é que o time de BI, que nunca esteve dentro do plano A de desenvolvimento das empresas, começa – e precisa – ganhar mais espaço. Uma boa IA parte de um princípio com uma boa estrutura de dados, se você não tem, vai ser muito difícil se inserir e acompanhar as movimentações do mercado.

Acredito que até por isso não conseguimos ainda maximizar os cases que mostram o impacto da consolidação. Dizem que quando estamos vivendo um grande momento na história é muito difícil entender a magnitude da situação. Mas é exatamente o que acontece hoje com o uso da IA.

Essa é uma grande virada de chave para toda a sociedade, pois tenho certeza que ela não será restrita apenas a ações pontuais. É muito além disso. Ao propagar o aumento de uso precisamos reforçar sempre a capacidade de transformação que essa tecnologia carrega e que é o diferencial para alcançarmos novos patamares.

Leia também: Juíza determina que lei de direitos autorais dos EUA não protege arte criada por IA

O destaque da próxima tendência será para as empresas que conseguirem usar a IA como virada de chave para os seus negócios, indo além dos testes e uso pontuais, mas sim integrando-a na rotina de seus colaboradores. Vejo que muitas empresas ainda estão testando como – e se – a IA consegue dar o suporte necessário para diferentes ações de negócio, pois há uma resistência em absorver e aceitar essa transformação.

É padrão do ser humano desconfiar e resistir diante das novidades. Somos desconfiados por natureza. Mas gostaria de reforçar aqui que a IA já se mostrou capaz de auxiliar e agilizar muitas de nossas tarefas, posicionando-se como parceira.

Então, quem ainda estiver na fase de testes, lamento informar, está atrasado. As conversas que tive, as palestras que assisti, me deram muito essa certeza. O sentimento geral, no final das contas, é de que não é uma bolha, não é um movimento que vai passar.

Este é um alerta importante pois as aplicações são inúmeras e permanecer no uso apenas para geração de textos é não deixar nem sua empresa, nem seu colaborador e nem você se desenvolver. Acredito que a parte mais extraordinária da IA é a adaptabilidade dela, pois o uso vai ser muito personalizado para a necessidade de cada empresa e seus diferentes estágios de negócio.

A última tendência que gostaria de destacar aqui é que as empresas, principalmente de tecnologia, vão precisar olhar – mas olhar de verdade, mergulhar – na dor do seu cliente, seja ele B2B ou B2C. Para ir além e trazer isso para a realidade dos negócios é importante que, como já disse, ultrapassemos a parte de testes e focada em textos, mas consigamos aprofundar na leitura do que nós, seres humanos, estamos querendo comunicar com a tecnologia.

Só assim, interligando necessidades, vamos poder abraçar 100% a IA. Assim como foi com o início da internet, o surgimento dos smartphones e tantas outras mudanças tecnológicas.

*Rodolfo Reis é CEO da WeClever

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas