Objective
transformação digital

Objective: multinacional brasileira propõe transformar negócios com inovação e agilidade

Por trás do crescimento acelerado da Objective, multinacional brasileira com raízes em Maringá (PR), está a filosofia de que tecnologia e pessoas caminham juntas. Fundada em 1995 para atender a SKY, a empresa consolidou sua presença no mercado nacional e expandiu sua atuação internacionalmente. Hoje, com mais de 600 profissionais no grupo, a Objective atua […]

Publicado: 10/12/2025 às 17:10
Leitura
3 minutos
A imagem mostra dois executivos da empresa Objective. À esquerda, João Paulo Miranda, CEO da Objective, aparece sorrindo e com um traje formal, utilizando um blazer preto e camisa branca. À direita, Jorge Sellmer, CRO da Objective, também sorri, vestindo um terno azul e camisa branca. O ambiente de fundo é moderno, com elementos que sugerem um escritório corporativo. Ambos estão posicionados de forma que destacam a personalidade de cada um, com um clima profissional e acolhedor.
Construção civil — Foto: Reprodução

Por trás do crescimento acelerado da Objective, multinacional brasileira com raízes em Maringá (PR), está a filosofia de que tecnologia e pessoas caminham juntas. Fundada em 1995 para atender a SKY, a empresa consolidou sua presença no mercado nacional e expandiu sua atuação internacionalmente. Hoje, com mais de 600 profissionais no grupo, a Objective atua na transformação digital das empresas, oferecendo desde desenvolvimento de software até soluções de consultoria e inovação.

“Crescemos 25% neste ano, e o cenário continua promissor”, afirma Jorge Sellmer, CRO da Objective. Segundo ele, a empresa se destaca pela abordagem end-to-end, combinando metodologias ágeis, governança robusta e expertise técnica.

Para João Paulo Miranda, CEO da companhia, a chave do sucesso está em compreender profundamente os desafios dos clientes, com uma abordagem consultiva. “Antes, as demandas chegavam prontas. Agora, somos consultivos e ajudamos a destrinchar as necessidades, o que nos posiciona como parceiros estratégicos.”

Crescimento sustentado por parcerias e inovação

A jornada internacional da Objective foi marcada por uma parceria estratégica com a Liferay, que abriu portas nos Estados Unidos e Europa. Com mais de 60 projetos internacionais realizados, 20% da receita da companhia já vem de fora do Brasil. “Queremos replicar esse modelo de parcerias para acelerar ainda mais nosso crescimento”, explica Sellmer.

No Brasil, a empresa aposta em todos os setores, mas revela estar mais presente em negócios como telecomunicações, seguros e varejo. Um exemplo é com a RaiaDrogasil (RD). O projeto elevou a maturidade ágil de 90 squads da RD, reduzindo o Lead Time de 160 para 74 dias e aumentando o throughput de 115 para 278 features por mês.

“Criamos uma plataforma que potencializou os resultados da RD. Nossa solução foi além de melhorar processos internos; impactou diretamente a eficiência operacional e os resultados financeiros da empresa”, destaca Sellmer.

DNA ágil e aposta em inteligência artificial

Desde 2017, a Objective vem escalando práticas de DevOps e metodologias ágeis, elementos que são a espinha dorsal da sua atuação. Agora, o foco está na inteligência artificial (IA), que já está integrada aos processos internos e às soluções para clientes.

“Estamos insistindo no letramento digital, capacitando áreas de negócio e tecnologia para aproveitar ao máximo o potencial da IA. Nosso objetivo é mensurar a eficiência gerada e ampliar o impacto dessa tecnologia em nossos projetos”, afirma Miranda.

Um case que ilustra essa visão é a criação de uma plataforma para uma seguradora, de nome não revelado, capaz de avaliar automaticamente 100% dos contratos — um salto em relação aos 40% processados anteriormente. Como resultado, a companhia registrou operacional e ganho de produtividade para o cliente.

Desafios e planos futuros da Objective

A internacionalização, embora promissora, traz desafios. A empresa enfrenta dificuldades na contratação de talentos qualificados e na consolidação de sua cultura em um ambiente híbrido. Para Miranda, a solução está no fortalecimento das práticas de gestão e em uma estratégia comercial focada em novos parceiros.
Para 2025, a meta é ambiciosa: crescimento de 25% na receita, com aumento da margem operacional. “Estamos focados em investir no core e em novas parcerias que nos ajudem a acelerar esse crescimento”, finaliza o CEO.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas