internet das coisas
IoT

Os caminhos para o avanço da IoT no Brasil

Globalmente, a Internet das Coisas (IoT) tem registrado um crescimento exponencial e apresenta uma tendência de continuar avançando na próxima década. Esta evolução deve-se, sobretudo, aos avanços da conectividade, da miniaturização de dispositivos e da crescente adoção de tecnologias como a Inteligência Artificial e o 5G. Somam-se a estes fatores o desenvolvimento de dispositivos mais […]

Publicado: 06/12/2025 às 12:12
Leitura
4 minutos
IoT
Construção civil — Foto: Reprodução

Globalmente, a Internet das Coisas (IoT) tem registrado um crescimento exponencial e apresenta uma tendência de continuar avançando na próxima década. Esta evolução deve-se, sobretudo, aos avanços da conectividade, da miniaturização de dispositivos e da crescente adoção de tecnologias como a Inteligência Artificial e o 5G.

Somam-se a estes fatores o desenvolvimento de dispositivos mais inteligentes e eficientes, bem como a expansão da IoT em novos setores, como agricultura, saúde e transporte.

Um relatório da consultoria Juniper Research prevê que a base mundial de dispositivos conectados às redes móveis deva crescer 90% em quatro anos, passando de 3,4 bilhões em 2024 para 6,5 bilhões em 2028.

Leia também: Começa amanhã! IoT Solutions Congress debate inovações e tendências sobre Internet das Coisas

No Brasil, embora a velocidade desse crescimento seja mais lenta, há boas perspectivas para o avanço da IoT. Um estudo da Frost & Sullivan revelou que a América Latina está amadurecendo no uso desta tecnologia e apontou que 58% das empresas entrevistadas já têm projetos operacionais avançados. Segundo o mesmo relatório, 14% das organizações  estão em projetos pilotos, enquanto 11% têm optado por observar o mercado antes de implementar a IoT.

Dentre os setores que já têm experimentado a IoT, o agronegócio se destaca. Não há dúvidas de que o agro no Brasil reserva grandes oportunidades, já que o país ocupa a posição de maior exportador agrícola do mundo. Nesse contexto de oportunidades, a IoT pode otimizar a gestão e o rendimento dos cultivos, trazendo inteligência ao adaptar, por exemplo, recursos como a água às condições climáticas do momento.

Além do agronegócio, não podemos deixar de apontar os setores da saúde e transporte como fortes potenciais para a expansão da IoT. Na saúde, a conectividade pode ser usada para monitorar pacientes de forma remota e, assim, melhorar a assistência médica. Já no transporte, a Internet das Coisas permite a otimização inteligente da gestão do trânsito e da logística de distribuição das frotas.

No Brasil, assim como globalmente, além da expansão para diferentes setores, as oportunidades de crescimento e inovação em IoT se encontram na integração com outras tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), Blockchain, 5G, edge computing e machine learning. A associação de tecnologias permite uma maior velocidade e capacidade de processamento, além de tomadas de decisão em tempo real.

Fatores estes que podem transformar a vida das pessoas nas cidades, por exemplo. A integração do 5G com IoT pode permitir, inclusive, a antecipação de eventos extremos, como enchentes, incêndios florestais e outros possíveis incidentes ambientais.

Por outro lado, ainda enfrentamos alguns desafios técnicos para abraçar todas essas oportunidades. Alguns deles envolvem a segurança e a privacidade dos dados, a integração  entre dispositivos de diferentes fabricantes, a gestão de grandes volumes de dados gerados por dispositivos conectados e a necessidade de padrões comuns para garantir a compatibilidade e a escalabilidade das soluções de IoT.

Mesmo diante destes desafios, sabemos que a IoT tem o potencial de mudar fundamentalmente a forma como interagimos com o nosso ambiente, proporcionando maior conveniência, eficiência e personalização no nosso dia a dia. Nos espaços de trabalho, por exemplo, a Internet das Coisas pode melhorar a produtividade e a segurança, bem como permitir novos modelos de negócios e serviços.

É inegável  que o impacto econômico da IoT é altamente significativo, tanto a nível global como local. Isto inclui a criação de novos empregos em setores relacionados à tecnologia, aumentando a eficiência e a produtividade nas empresas e gerando novas oportunidades de negócio em vários setores da economia. E, claro, não podemos deixar de mencionar que a IoT pode contribuir para redução de custos e aumento de receitas para empresas que adotam essas tecnologias.

Nesse cenário, o período é propício para debater estratégias e incentivar pesquisas que possam impulsionar a aplicação da IoT em diferentes setores da economia a partir de uma orientação voltada para o desenvolvimento econômico e também sustentável.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas