inteligência artificial
machine learning

Para CIOs e CTOs, Machine Learning, IA, 5G e IoT serão as tecnologias mais importantes em 2021

Pesquisa global com CIOs e CTOs aponta as tecnologias mais impulsionadas pela pandemia e aquelas que serão mais importantes em 2021. Entre o total de entrevistados, quase um terço (32%) disse inteligência artificial e machine learning, seguido por 5G (20%) e Internet das Coisas (14%). No Brasil foram entrevistados 50 líderes, desses a maioria se […]

Publicado: 06/12/2025 às 21:29
Leitura
4 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

Pesquisa global com CIOs e CTOs aponta as tecnologias mais impulsionadas pela pandemia e aquelas que serão mais importantes em 2021. Entre o total de entrevistados, quase um terço (32%) disse inteligência artificial e machine learning, seguido por 5G (20%) e Internet das Coisas (14%). No Brasil foram entrevistados 50 líderes, desses a maioria se vê trabalhando lado a lado com um robô e acredita que a IoT será uma das tecnologias de blockchain mais importantes para 2021.

Leia também: Os desafios da era do Big Data e do analytics na indústria de manufatura

O estudo da IEEE mostrou quais as tecnologias usadas pelos CIOs e CTOs pesquisados ​​tiveram sua adoção acelerada com a pandemia: mais da metade (55%) dos entrevistados aceleraram a adoção da computação em nuvem; 52% aceleraram a adoção de 5G; 51% têm IA e machine learning acelerada; 42% adotaram IoT; 35% realidade aumentada e virtual; além de tecnologias de videoconferência (35%).

Em comparação com um ano atrás, a grande maioria dos CIOs e CTOs (92%) acredita que sua empresa está mais bem preparada para responder a uma interrupção potencialmente catastrófica, como uma violação de dados ou desastre natural. Além do mais, daqueles que dizem estar mais bem preparados, 58% concordam fortemente que a Covid-19 acelerou sua preparação.

Quando questionados sobre quais tecnologias terão o maior impacto na recuperação global da Covid-19, um em cada quatro (25%) dos entrevistados disse que IA e machine learning.

Entre os impactos de algumas tecnologias, o estudo mostra que a maioria dos entrevistados brasileiros (86%) trabalhariam lado a lado com um robô, sendo 38% a favor de robôs para a exploração científica e 16% dos para o uso de robôs em cuidados hospitalares; 66% acreditam que a IoT será uma das tecnologias de blockchain mais importantes em 2021; 40% afirmam que a adoção a tecnologia 5G acelerou devido à pandemia e, para 26%, será uma das principais tecnologias em 2021.

Além disso, os entrevistados brasileiros também acreditam que os serviços de entretenimento serão os mais impactados pela tecnologia em 2021 (36%); enquanto 34% acreditam que serão os serviços financeiros; 24% afirmam que será a educação; e 20% acreditam que a videoconferência foi a tecnologia mais importante em 2020.

De acordo com CIOs e CTOS pesquisados em todo o mundo, manufatura (19%), saúde (18%), serviços financeiros (15%) e educação (13%) são os setores que mais acreditam que serão impactados pela tecnologia em 2021.

Ao mesmo tempo, mais da metade (52%) dos CIOs e CTOs vêem seu maior desafio em 2021 como o de lidar com aspectos da recuperação da Covid-19 em relação às operações de negócios. Esses desafios incluem uma estrutura híbrida permanente de trabalho remoto e de escritório (22%), reabertura e devolução de escritórios e instalações (17%) e gerenciamento de trabalho remoto permanente (13%). No entanto, 11% disseram que a agilidade para interromper e iniciar iniciativas de TI à medida que esse ambiente imprevisível continua será seu maior desafio. Outros 11% citaram ameaças à segurança on-line, incluindo aquelas relacionadas a funcionários remotos, como o maior desafio que eles veem em 2021.

Cíbersegurança

As duas principais preocupações dos CIOs e CTOs quando se trata da segurança cibernética de suas organizações são as questões de segurança relacionadas à força de trabalho móvel, incluindo funcionários trazendo seus próprios dispositivos para o trabalho (37%) e garantindo que a IoT seja segura (35%). Isso não é surpreendente, uma vez que o número de dispositivos conectados, como smartphones, tablets, sensores, robôs e drones está aumentando drasticamente.

Um pouco mais de um terço (34%) dos CIO e CTO entrevistados disseram que podem rastrear e gerenciar 26-50% dos dispositivos conectados a seus negócios, enquanto 20% dos entrevistados disseram que podiam rastrear e gerenciar 51-75% dos dispositivos conectados.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas