IT Forum Líderes
Rafael Forte
Vtex

Para presidente da VTEX, é hora de brasileiros mirarem no exterior

Em julho deste ano, a VTEX levantou US$ 361 milhões em sua primeira oferta pública de ações, na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). O IPO é mais um passo na jornada de internacionalização da startup brasileira que começou em 2012, quando a companhia estreou na Argentina. Desde então, a companhia, que oferece uma […]

Publicado: 06/12/2025 às 07:45
Leitura
2 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

Em julho deste ano, a VTEX levantou US$ 361 milhões em sua primeira oferta pública de ações, na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). O IPO é mais um passo na jornada de internacionalização da startup brasileira que começou em 2012, quando a companhia estreou na Argentina.

Desde então, a companhia, que oferece uma solução de comércio digital como SaaS que ajuda varejistas e empresas a executarem estratégias online, já expandiu seus negócios para mais de 40 países. E não dá sinais de que vai parar por aí. Segundo a própria VTEX, os lucros líquidos que obteve no IPO serão utilizados para fins que podem incluir investimentos no desenvolvimento de produtos e tecnologias e na expansão internacional das suas operações.

“A gente acredita que o Brasil, apesar de ser territorialmente grande, é um mercado muito pequeno”, disse Rafael Forte, presidente da VTEX no Brasil, em entrevista ao IT Forum Líderes. “Principalmente para um anseio que a gente criou, que é criar um software como serviço. O software como serviço tem muito menos barreiras que qualquer outro tipo de software ou qualquer outro tipo de negócio.”

Ainda sobre a internacionalização, Forte vai além: na sua ótica, não é apenas a VTEX que deve continuar mirando no exterior, mas qualquer empresa nacional.

“Nosso talento em desenvolver software é muito grande, é altamente reconhecido”, defendeu. “Uma das coisas que a gente colocou na cabeça é que a gente quer mostrar para o mercado brasileiro que a gente pode, sim, levar para o mundo o futuro do nosso trabalho. Nosso serviço é de alta qualidade”. Ouça a entrevista completa abaixo:

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas