assistente
Azure
GPT-4.1
IA generativa
Microsoft
PicPay

PicPay adota GPT-4.1 e aposta em multiagentes

O PicPay passou a usar tecnologia de inteligência artificial generativa GPT-4.1, da OpenAI, via Microsoft Azure OpenAI Service, integrada ao assistente do aplicativo oferecido aos clientes. O objetivo, segundo a partes, era colocar a fintech na “era de multiagentes especializados”, além de consolidar posição como “referência em inovação” e uso de IA generativa no setor […]

Publicado: 06/12/2025 às 22:54
Leitura
3 minutos
Danilo Caffaro, vice-presidente executivo de serviços financeiros para a pessoa física do PicPay
Construção civil — Foto: Reprodução

O PicPay passou a usar tecnologia de inteligência artificial generativa GPT-4.1, da OpenAI, via Microsoft Azure OpenAI Service, integrada ao assistente do aplicativo oferecido aos clientes. O objetivo, segundo a partes, era colocar a fintech na “era de multiagentes especializados”, além de consolidar posição como “referência em inovação” e uso de IA generativa no setor financeiro.

Segundo as partes, já nas primeiras horas após começar o uso do GPT-4.1 no Assistente PicPay, o Net Promoter Score (NPS) dos clientes que interagem com a ferramenta saltou 10 pontos percentuais (pp). Houve ainda redução de 8 pp no número de atendimentos que precisaram ser direcionados para atendimento humano no período.

Também foi detectado crescimento da satisfação nos atendimentos conduzidos por humanos, uma vez que, segundo o PicPay, eles ganham mais tempo para tratar cada demanda e recebem informações mais organizadas.

Veja mais: Desconfiança e tarifas levam empresas a repensar uso da nuvem dos EUA

“Desde 2023, o PicPay aposta no que há de mais avançado em GenAI (…). Com a tecnologia (…) resolvemos problemas reais com segurança e ainda mais qualidade. É inovação com foco no negócio: tecnologia que eleva o padrão do setor financeiro”, diz em comunicado Danilo Caffaro, vice-presidente executivo de serviços financeiros para a pessoa física do PicPay.

“Nosso trabalho com o PicPay tem como foco prestar um atendimento personalizado e ágil para seus consumidores – tendo a segurança como fator essencial”, diz Joana Moura, vice-presidente para clientes corporativos na Microsoft Brasil.

A IA generativa é usada pelo PicPay desde 2023, e serve como base para outras soluções embarcadas na assistente, incluindo Pix usando áudio, foto ou mensagem no WhatsApp, além de consultar limites e receber lembretes de vencimentos. O cliente também consegue resolver questões envolvendo produtos como seguros e investimentos.

Salto qualitativo

Segundo Microsoft e PicPay, por trás da interface conversacional há uma arquitetura baseada em multiagentes especializados. Cada um é focado em um tema, como cartões, transferências ou crédito. Há outros especialistas nos chamados “microtemas”, como fatura, consulta de limite ou status de entrega do cartão, por exemplo.

A interação entre os multiagentes é coordenada por um “supervisor”, que define o plano de ação ideal a cada nova interação. “Começamos em 2023 com uma solução de RAG, que combina geração de linguagem com busca inteligente de informações, incluímos personalização e agora chegamos ao mundo dos multiagentes…”, explica Renan Oliveira, Chief AI Officer do PicPay.

O PicPay diz ter dezenas de agentes. O uso do protocolo A2A (Agent-to-Agent) permite comunicação assíncrona entre eles. Já o MCP (Model Connection Protocol) busca integração eficiente com APIs internas, sistemas legados e dados de produto.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas