cibersegurança
fraude
Gov.br
governo
hackers
Polícia Federal

Polícia Federal prende grupo criminoso por fraudar plataforma Gov.br

Uma investigação da Polícia Federal resultou na prisão de três pessoas por fraude à plataforma do governo Gov.Br. A operação foi realizada nesta terça-feira (13) em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins. A polícia cumpriu cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados […]

Publicado: 07/12/2025 às 10:26
Leitura
2 minutos
Imagem em close-up do ecrã de um smartphone a exibir a interface do portal digital do governo brasileiro, com o logótipo “gov.br” em letras brancas sobre um fundo azul. Abaixo, vê-se parcialmente a palavra “SERVIÇOS”, sugerindo a navegação por opções disponíveis no site. A imagem transmite a ideia de acesso digital a serviços públicos.
Construção civil — Foto: Reprodução

Uma investigação da Polícia Federal resultou na prisão de três pessoas por fraude à plataforma do governo Gov.Br. A operação foi realizada nesta terça-feira (13) em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.

A polícia cumpriu cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão. Além das três pessoas presas, duas são consideradas foragidas. De acordo com a investigação, o grupo utilizava técnicas de alteração fácil para burlar os sistemas de autenticação biométrica da plataforma.

Leia mais: ABES avança para nova etapa do Plano Brasil Digital 30+

Para invadir as contas, os criminosos simulavam os rostos de outras pessoas e assim, assumiam controle total dos perfis e dos serviços públicos ali presentes. Atualmente, a partir do Gov.br é possível consultar empresas, imposto de renda, situação bancária, assinar documentos digitalmente e ter acesso a diversos outros dados sensíveis dos cidadãos.

A PF ainda não soube informar quantos brasileiros foram afetados pelo esquema. Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa.

*com informações da CNN Brasil

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas