home office
mit
teletrabalho

Pós-pandemia: 93,5% dos brasileiros querem ambientes de trabalho híbridos

Indivíduos responsáveis e organizados, bem como aqueles que são abertos a novas experiências no trabalho, são aqueles que melhor se adaptaram ao trabalho remoto durante a pandemia. Fatores como cargo, salário, formação ou idade não tem relação com o desempenho dos profissionais nesse cenário, e também não se relacionam à vontade de voltar a trabalhar presencialmente.   Essas são algumas das conclusões a que chegou um […]

Publicado: 07/12/2025 às 11:30
Leitura
2 minutos
home office segurança
Construção civil — Foto: Reprodução

Indivíduos responsáveis e organizados, bem como aqueles que são abertos a novas experiências no trabalho, são aqueles que melhor se adaptaram ao trabalho remoto durante a pandemia. Fatores como cargo, salário, formação ou idade não tem relação com o desempenho dos profissionais nesse cenário, e também não se relacionam à vontade de voltar a trabalhar presencialmente.  

Essas são algumas das conclusões a que chegou um estudo feito com 1400 entrevistados. pela MIT Technology Review Brasil, publicação ligada ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts. 

Segundo a pesquisa, apenas 6,5% dos entrevistados rejeitam o home-office e querem voltar para suas rotinas em escritório. Os demais 93,5% desejam manter o formato remoto pelo menos por um dia na semana. Isso indica que o futuro do trabalho passa por um modelo híbrido, que intercala dias de trabalho em casa com outros no escritório.   

Para os responsáveis pelo estudo, esses dados podem ajudar as empresas a determinarem quem retorna antes para o escritório e quem melhor se adaptou ao trabalho em casa, conforme a vacinação avança e a esperança de que a pandemia acabe aumente. No entanto as lideranças devem considerar desafios como a diminuição de contato entre as pessoae a redução do senso de pertencimento.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas