Procergs
Rio Grande do Sul

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da informação e comunicação do governo do Rio Grande do Sul, iniciou um processo urgente de migração de dados para a nuvem. Isso foi o que Luiz Fernando Zachia, presidente da companhia, revelou em entrevista ao IT Forum.  O data center […]

Publicado: 08/12/2025 às 11:51
Leitura
3 minutos
Procergs
Construção civil — Foto: Reprodução

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da informação e comunicação do governo do Rio Grande do Sul, iniciou um processo urgente de migração de dados para a nuvem. Isso foi o que Luiz Fernando Zachia, presidente da companhia, revelou em entrevista ao IT Forum. 

O data center da Procergs, embora moderno, está localizado em uma área vulnerável a inundações na capital do estado. “Estamos acelerando a transferência de dados para a nuvem para garantir que nenhuma informação seja perdida caso o local seja afetado por enchentes”, explicou Zachia. 

Leia também: Desenvolvimento tecnológico e progresso social precisam de equilíbrio  

Quando questionado sobre um cenário em que os dados não estivessem sendo migrados para a nuvem, o executivo respondeu: “não quero nem pensar no cenário onde perderíamos acesso aos nossos sistemas. Estamos falando de milhões de vidas que dependem de programas sociais, segurança e serviços de saúde operando sem interrupções.” 

O processo de migração está sendo feito pela própria companhia, com o apoio dos principais provedores de cloud. Apesar de não abrir quais são as aplicações que estão sendo migradas, a Procergs diz que os serviços migrados estão sendo alinhados conforme prioridade do governo, assegurando que os serviços e dados essenciais estejam seguros. 

Dois diretores que deveriam estar nos Estados Unidos para um congresso permaneceram em Porto Alegre, juntando-se a outros diretores para supervisionar a operação.  

Em um verdadeiro plantão, Zachia afirma: “Estamos em um esforço contínuo com nossa diretoria e equipe técnica para garantir que todos os dados sejam seguramente transferidos para a nuvem.”  

Estado de calamidade pública no RS 

Atualmente, o Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública, enfrentando uma série de enchentes, com o Rio Guaíba alcançando níveis recordes de água, ameaçando romper os diques de proteção da capital. Essa situação já levou outras instituições, como o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a tomar medidas extremas como o desligamento de seu data center para evitar danos maiores. 

O desligamento afetou todos os sistemas administrativos e de processos judiciais eletrônicos (eproc) do TRF4 e da Justiça Federal no Rio Grande do Sul, deixando-os inoperantes temporariamente. “Nossa responsabilidade com a continuidade dos serviços governamentais é imensa”, destacou Zachia, enfatizando a importância de manter a infraestrutura de dados segura e operacional. 

A situação da Procergs e do TRF4 evidencia a necessidade crítica de adaptar as infraestruturas tecnológicas a eventos extremos, um tema que foi amplamente discutido no IT Forum Trancoso 2024.  

Esta crise sublinha a importância da tecnologia a serviço da humanidade, atuando na gestão de desastres e na proteção da infraestrutura crítica, garantindo que serviços essenciais continuem disponíveis mesmo diante de condições adversas. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas