Arena Castelão
Ceará
futebol
reconhecimento facial

Reconhecimento facial começa a ser instalados na Arena Castelão, em Fortaleza

A Arena Castelão, estádio de futebol em Fortaleza, capital do Ceará, começou a receber dispositivos para reconhecimento facial dos torcedores. O anúncio foi feito essa semana pelo governo do estado, que é o responsável pela melhoria. A tecnologia é uma tendência em arenas e estádios de futebol e tem sido implementada principalmente para aumentar a […]

Publicado: 11/12/2025 às 18:14
Leitura
2 minutos
reconhecimento facial, arena castelao
Construção civil — Foto: Reprodução

A Arena Castelão, estádio de futebol em Fortaleza, capital do Ceará, começou a receber dispositivos para reconhecimento facial dos torcedores. O anúncio foi feito essa semana pelo governo do estado, que é o responsável pela melhoria. A tecnologia é uma tendência em arenas e estádios de futebol e tem sido implementada principalmente para aumentar a segurança nesses locais.

Os equipamentos ficarão instalados nas catracas de entrado do estádio. A tecnologia está sendo instalada pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) com suporte da Secretaria de Esportes do Estado (Sesporte). As catracas antigas permanecerão no lugar até que o processo de modernização seja finalizado.

A previsão é que o sistema esteja funcionando no primeiro jogo da final do Campeonato Cearense de futebol, marcada para 15 de março, quando o acesso ocorrerá somente por reconhecimento facial. A transição completa ainda depende de um processo de cadastramento dos torcedores.

“No ato da compra, o torcedor será direcionado para uma plataforma para realizar a biometria facial. A imagem deverá ser limpa, sem acessórios – bonés, chapéus ou óculos escuros por exemplo – para ser aceita”, explica em comunicado o presidente da Etice, Francisco Barbosa.

Torcedores de clubes de fora de Fortaleza, no caso de jogos nacionais, também precisarão cadastrar a biometria no ato da compra do ingresso. A responsabilidade sobre o processo é do “time mandante”.

“Os torcedores terão mais segurança, porque as imagens serão disponibilizadas para cruzamento dos dados. Os torcedores que já possuem histórico na Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, por exemplo, serão imediatamente identificados”, diz Barbosa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas